Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > LITERATURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EM SALVADOR

Vem aí? Mesa de “Heartstopper” na Bienal terá surpresa

Curador da Arena Jovem, Schneider Carpeggiani contou novidade sobre fenômeno teen

Por Bianca Carneiro

27/03/2024 - 11:38 h
Cena de “Heartstopper”, série da Netflix baseada em quadrinhos
Cena de “Heartstopper”, série da Netflix baseada em quadrinhos -

Falta menos de um mês para a Bienal do Livro Bahia 2024. A programação do evento foi divulgada na terça-feira, 26, e entre destaques como os autores Scholastique Mukasonga, Itamar Vieira Jr, Paula Pimenta e Thalita Rebouças, há ainda uma mesa voltada a debater a série de livros LGBTQIAPN+ “Heartstopper”. O momento, segundo o curador da Arena Jovem, Schneider Carpeggiani, reserva uma surpresa.

>>> Programação da Bienal do Livro Bahia é lançada; confira

“Vai ter uma mesa só sobre o Heartstopper, que é essa febre, e essa mesa tem uma surpresa que eu não posso revelar ainda, mas só para quem tiver no dia na Bienal, é que vai saber”, disse ele, sem dar mais detalhes.

Considerado um verdadeiro fenômeno teen, Heartstopper, da britânica Alice Oseman, acompanha o meigo e inseguro Charlie e o jogador de rugby e superpopular Nick, dois garotos que se conhecem no colégio, como quaisquer outros adolescentes. O que aparentava ser uma amizade improvável entre duas pessoas bastante diferentes, no entanto, não demora para mostrar que, na verdade, está prestes a se transformar em algo mais. A obra foi adaptada para série de mesmo nome pela Netflix e já é um sucesso. Em 2022, Kit Connor e Joe Locke, as estrelas da produção, vieram ao Brasil para participar da CCXP.

Para quem não quer perder a tal surpresa, a mesa de Heartstopper será no dia 27 de abril na Arena Jovem às 15h, com o tema “Somos mais fortes junt@s”. Até o momento, estão confirmados no painel os escritores Clara Alves e Deko Lipe, com mediação de Roberta Gurriti.

Jovens na leitura

Para Carpeggiani, a Bienal do Livro é muito mais do que uma simples celebração literária. É também um momento de reflexão, de encontro e de discussão sobre os principais temas que afetam a sociedade. O curador citou o tema deste ano, “As Histórias que a Bahia Conta", que trará a presença de pelo menos um participante baiano, e destacou algumas atrações importantes para a juventude acompanhar.

“O tema deste ano da Bienal vai ser as histórias que a Bahia conta. Já que tem essa ideia que todo mundo vem pra Salvador, então a gente vai usar Salvador como uma espécie de QG para discutir algumas das questões que estão em voga agora no Brasil. Por exemplo, a gente vai ter uma mesa com a historiadora Heloisa M. Starling discutindo sobre os 60 anos do golpe militar. A gente vai ter Daniela Mercury falando dos 40 anos da carreira dela e Daniela Mercury é um nome fundamental pra gente pensar, uma ideia da Bahia do Brasil. A gente vai ter mesas sobre a relação entre literatura e religiosidade também e também alguns principais nomes da literatura infantil juvenil no Brasil, como Paula Pimenta, Thalita Rebouças, o Pedro Rhuas”, elenca.

Para o jornalista, atrair adolescentes para a literatura passa por incentivar momentos coletivos. “Trabalho em editora e sei também dessa dificuldade de atrair leitores. Mas eu acho que a gente está vivendo um momento também que é interessante também. Por conta das redes sociais e por conta dos clubes de leitura, durante muito tempo se pensava muito como a leitura sendo a mais solitária do consumo de arte. Mas agora, com os clubes de leitura e com as redes sociais também tem um lado positivo nisso, em que a leitura está virando, na verdade, um grande hábito coletivo. Eu acho que a programação da Bienal, eles pedem também isso”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bienal do Livro Bahia eventos literários Heartstopper programação Surpresa

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Cena de “Heartstopper”, série da Netflix baseada em quadrinhos
Play

“Flica é a mãe de todas as feiras literárias da Bahia”, diz curador

Cena de “Heartstopper”, série da Netflix baseada em quadrinhos
Play

Programação da Flipelô

Cena de “Heartstopper”, série da Netflix baseada em quadrinhos
Play

Felica: festa literária começa neste domingo de forma online e gratuita

Cena de “Heartstopper”, série da Netflix baseada em quadrinhos
Play

Festa Literária da Caramurê aborda o livro como instrumento de transformação

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA