MÚSICA
Artistas de K-pop são acusados de tentar evitar o serviço militar
Caso ficou conhecido como "escândalo da epilepsia" e envolve pessoas que apresentaram laudos médicos falsos
Por Da Redação
O Ministério Público da Coreia do Sul apresentou acusações oficiais contra 137 pessoas suspeitas de evasão do serviço militar obrigatório no país. Entre os alvos estão celebridades mundiais como os rappers Ravi, do grupo VIXX, e Nafla, vencedor do reality "Show Me The Money", que pagou multa de aproximadamente 25 milhões de wones, cerca de R$ 100 mil.
O caso, que ficou conhecido como "escândalo da epilepsia", envolve pessoas que apresentaram laudos médicos falsos para fugir do serviço militar. Segundo o promotor Koo Sang-Yeop, os suspeitos foram considerados inaptos à atividade e acabaram sendo realocados como funcionários públicos de serviço social.
Na lista de acusados estão filhos de advogados e médicos, assim como músicos, atores, atletas profissionais e militares que ajudaram os envolvidos a escaparem do alistamento. No país asiático, todos os cidadãos do sexo masculino entre 18 e 28 anos, considerados aptos ao militarismo, devem servir às forças armadas por um período de 18 a 21 meses.
De acordo com dados fornecidos pelo deputado Song Gab-seok, do Partido Democrata, entre 2012 e 2022, 578 pessoas foram investigadas por evasão intencional do recrutamento.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes