LETIERES LEITE
Espaço do “JAM no MAM” ganha novo nome após sanção de Jerônimo
Lei que nomeia área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia foi sancionada nesta quinta
Por Lula Bonfim
A área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) ganhou um novo nome. A partir desta sexta-feira, 3, o espaço onde é realizado o tradicional evento “JAM no MAM” passa a se chamar “Praça Maestro Letieres dos Santos Leite”, em homenagem ao músico baiano que fundou a Orkestra Rumpilezz.
A lei que dá nome ao espaço foi sancionada nesta quinta, 2, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta.
Além de ter criado a Orkestra Rumpilezz em 2006, a partir de seus estudos sobre a relação entre percussão do candomblé e a música da Bahia, Letieres Leite fez outros trabalhos de destaque, tendo atuado nas bandas de grandes artistas, como Gerônimo Santana, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Lulu Santos, Daniela Mercury, Elza Soares e Carlinhos Brown.
Um dos seus trabalhos de maior destaque foi a participação, até 2011, na chamada “Banda do Bem”, que acompanha Ivete Sangalo desde o início de sua carreira solo, em 1999. Com a estrela da Axé Music, ele participou de diversos álbuns, incluindo aqueles produzidos a partir dos shows históricos realizados na Fonte Nova (2003), no Maracanã (2006) e no Madison Square Garden, em Nova Iorque (2010).
Letieres Leite morreu em 27 de outubro de 2021, em Salvador, em decorrência da Covid-19.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes