EXCLUSÃO?
Fafá de Belém questiona ausência do Norte no Rock'n Rio: "nos apagar"
"Onde está Dona Odete, Gaby Amarantos, vencedora do Grammy, Joelma, Aíla, onde estou eu?", questionou Fafá
Por Da Redação
Maior festival de música do Brasil, o Rock in Rio terá o 'Dia Brasil', dia dedicado à música brasileira, sem artistas internacionais.
No sábado, 21, artistas de sertanejo, samba, MPB, bossa nova, música clássica, rap, trap e pop nacional se apresentarão nos diferentes palcos.
LEIA TAMBÉM
Simone Mendes é a primeira sertaneja a cantar no Rock In Rio
Entretanto, uma ausência foi sentida: artistas e ritmos do norte do país. Quem fez o alerta foi a cantora Fafá de Belém, que questionou se a região não faz parte do país.
"A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está Dona Odete, Gaby Amarantos, vencedora do Grammy, Joelma, Aíla, onde estou eu?", escreveu.
Em seguida, ela questionou a presença dos ritmos carimbó e siriá, além dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, as aparelhagens, o tecnobrega e artistas indígenas.
"O Norte será sempre visto como peça decorativa de festas da elite? É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara. O maior festival de música do país tem um Dia Brasil e nos coloca da porta pra fora", desabafou.
Fafá considerou ainda que a exclusão prova que o Norte continua sendo "um artigo folclórico usado como e quando querem, pra uma imagem cool".
"Pertencimento é muito diferente do uso por conveniência. Nós aprendemos isso a duras penas, e exigimos respeito!", disse.
Confira o post.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes