CULTURA
Documentário sobre Ruy Barbosa é exibido nos 10 anos da Escola do TCE-BA
Marcus Presídio, presidente do TCE-BA, destacou a importância do patrono para os órgãos de controle do Brasil
Por Da Redação
Os 10 anos de atuação da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), foram celebrados com uma homenagem a Ruy Barbosa, jurista e político brasileiro considerado o patrono dos tribunais do país. Nesta quinta-feira, 7, os servidores do órgão assistiram ao documentário A Voz de Ruy – O Arquiteto da República, que conta a história dele em diálogo com o atual debate em torno da democracia brasileira.
Marcus Presídio, presidente do TCE-BA, destacou a importância do patrono para os órgãos de controle do Brasil: “ele sempre foi muito inspirador para as casas de controle, pela sua seriedade, pela sua competência, pela sua inteligência. Reverenciar Ruy Barbosa é um motivo de muito orgulho”.
À frente da instituição, ele ainda ressalta o papel da escola na formação de servidores que atuam na administração pública. “A Escola de Contas, hoje, tem capacitado muitos gestores e auditores para a sociedade baiana. Temos orgulho de, no âmbito pedagógico, orientar os gestores, ordenadores de despesas, e evitar falhas no controle dos recursos públicos. Eles prestando um melhor serviço, o erário público estará preservado”, enfatizou.
A Escola de Contas foi criada em 2014 e oferta cursos e treinamentos de auditoria e controle, gestão orçamentária, direito e legislação, gestão de políticas públicas, transparência e logística. Os servidores da administração pública são o principal público-alvo e contam, durante a formação, com aulas presenciais e uma plataforma de ensino a distância.
Segundo Inaldo Araújo, diretor da Escola de Contas, nos últimos 10 anos, 54 mil pessoas foram capacitadas, 34 mil certificados foram emitidos e 750 eventos realizados. “Pela grandiosidade desses números, a gente percebe a importância de uma instituição que está voltada para formar cidadania, formar democracia. Isso é o mais importante”, destacou.
Ruy no cinema nacional
No documentário, de 1h30min, diferentes autoridades falam da vida e trabalho de Ruy Barbosa. O longa-metragem conta como o soteropolitano se tornou uma referência brasileira, contribuindo para a reforma da educação e para a criação da Constituição Brasileira e dos Tribunais de Contas.
O filme, lançado este ano, é dirigido por Belisário Franca e produzido pela DPE Entretenimento e Giros Filmes. Tem apoio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias da Cultura e da Fazenda, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural-Fazcultura e Acelen.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes