Feriado prolongado com Santa Festa e Evanave | A TARDE
Atarde > Cultura

Feriado prolongado com Santa Festa e Evanave

Publicado sexta-feira, 05 de dezembro de 2008 às 14:05 h | Atualizado em 05/12/2008, 14:19 | Autor: Ceci Alves, do A Tarde


Feriadão sortido à vista. Entre as outras festas que anunciam, de forma pagã, a chegada do dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na próxima segunda, 8, estão a Evanave, realizada pela Banda Eva, sábado, 6, em Praia do Forte, e a Santa Festa, que reúne, no Clube Espanhol, bem no dia da padroeira da Bahia, as bandas Skank, Ara Ketu, Aviões do Forró e a cantora Daniela Mercury.

Pela primeira vez a Banda Eva traz a Salvador a sua Evanave, a engenhoca que dá nome à festa: um palco móvel, no formato de nave espacial, que fica a cerca de dois metros do chão. A nave já rodou sete cidades e, depois do show baiano, termina o ano em Recife (PE) e em Vitória (ES).

E a existência desse palco especial delimita o conceito do evento. “Queríamos fazer uma coisa andante, com proximidade do público”, conta Saulo Fernandes, vocalista da Banda Eva.

Galáxia –  “Veio o lúdico, o desenho de um caminhãozinho movido a controle remoto. Ao redor disso está o Palco Marte, onde tocam a Timbalada e a Chicafé, o Camarote Júpiter... Tudo para dar à festa o ambiente de galáxia”. Saulo está bem empolgado com a chegada da nave em Salvador: “Vamos fazer uma festa nossa, como há muito tempo não fazia, e é uma parada encantadora, que mantém a relação entre o lúdico e o real”.

Para o repertório, Saulo prevê um passeio pelos discos da Eva, com ênfase para Veja Alto, Ouça Colorido, último CD lançado por eles, num show maior, com três horas e meia, e formato de trio elétrico. “Vamos tocar canções de outros artistas da Bahia que a gente gosta, também”, avisa o cantor, que anuncia ainda uma possível palhinha no show das outras bandas que compõem a festa.

“Por ser Timbalada e Chicafé, duas bandas com as quais nos relacionamos superbem, pode ser que haja uma troca de palco. Acho que vai acontecer isso com a Timbalada, que vem depois da gente. Vou bater um papo com Denny e entregar para ele”.
E o vocalista da Timbalada avisa que aceita o diálogo: “Vou acertar com Saulo para fazermos uma música voz e violão, seja do Eva ou da Timbalada”. Denny aproveita e faz o convite, já no clima da letra da nova música da banda, Banho de Pipoca: “Vem pra nave, vem que também é nave da Timbalada!”

Festa santa – “Santa Festa... Adoro esse nome!”, entusiasma-se Daniela Mercury, uma das artistas que sobem ao palco da primeira edição da festa, que acontece no Clube Espanhol e já está com os ingressos de pista esgotados. “O dia da Conceição é o dia de Oxum”, lembra La Mercury, emendando: “E já que dizem que nessa cidade todo mundo é de Oxum, então, quero todo mundo lá!”, exorta

Skank e Daniela Mercury apresentam novidades

Animada para a sua primeira festa no verão baiano – a Santa Festa, segunda, no Clube Espanhol –, a cantora Daniela Mercury sinaliza: “Estou cobrindo minha Oxum, porque é dia de Oxum e do aniversário de Giovana, minha filha. Vou fazer a festa para ela”.

Para a apresentação a cantora pensa em repetir o show do Festival de Verão deste ano, em que comemorou os 15 anos de seu álbum Canto da Cidade, e mesclar isso à experimentação de músicas novas do disco que ela está preparando, com previsão de lançar em 2009.

“Vou lançar Sol do Sul, um reggae que fiz com Gabriel (Póvoas), meu filho, e que está começando a tocar no Brasil. Vou cantar pela primeira vez na Santa Festa”, anuncia. Ela pretende levar para o palco uma produção menor do que a do festival, “até por ser uma festa de dia”, conta La Mercury.

Skank –  A banda mineira Skank também promete fazer uma mescla de antigos hits e músicas do novo álbum, Estandarte, que marca uma volta do grupo a uma batida mais pop e menos etérea. “É o Skank retomando o seu lado mais ritmado, mais pulsante, e nisso a gente sintoniza com o público e os artistas baianos, que são realmente os reis da área rítmica brasileira”, colocou Henrique Portugal, tecladista da banda.

“Queríamos fazer o lançamento do Estandarte na Bahia, levar toda estrutura, cenário, mas agora vai ser só uma mostra. Talvez um pouco depois do Carnaval chegamos lá. Mas, na Santa Festa, já vamos levar boa parte de Estandarte”, afirma.

Henrique tem uma lamentação a fazer em relação à Bahia: “Acho que a gente vai pouco a Salvador. Os artistas baianos gravaram tantos sucessos do Skank, que podíamos estar mais presentes. E também por gostarmos tanto dessa coisa rítmica, estamos muito próximos dos artistas baianos e do público”.

Aviões –  Ainda sobem ao palco da Santa Festa a banda Ara Ketu, que acabou de lançar seu primeiro DVD com a cantora Larissa Luz à frente. No repertório, músicas inéditas, como Tenho Medo, Ara Roots, Petit Gâteau, entre outras. E ainda antigos sucessos do Ara, como Fanfarra, Bom Demais, Pipoca, e outras.

A banda Aviões do Forró também se apresenta no Clube Espanhol, matizando seu show com as batidas do vanerão, do pé de serra e do forró romântico, cantado principalmente pela vocalista Solange.

SERVIÇO:

Evanave |  Sábado, 6, 15h | Espaço Praia do Forte, Praia do Forte | Ingressos de pista esgotados | R$ 150 (camarote open bar) | Informações: 3486-1000

Santa Festa  Segunda, 13h | Clube Espanhol (3240-0001/3264-3841) | Av. Presidente Vargas, 1.464, Ondina | Ingressos de pista esgotados | R$ 155 (camarote)

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS