Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PARA LER E PARA OUVIR

Fligê une ‘Música e Literatura’ ao homenagear o poeta Capinam

Feira Literária de Mucugê começa nesta quarta e segue até o próximo domingo

Por Tiago Freire*

16/08/2023 - 0:30 h
Letrux: poemas 
de Sylvia Plath 
e Hilda Hilst, canções de Bethânia e PJ Harvey no set list
Letrux: poemas de Sylvia Plath e Hilda Hilst, canções de Bethânia e PJ Harvey no set list -

A Feira Literária de Mucugê, a Fligê, começa nesta quarta-feira, 16, na Chapada Diamantina. Unindo ‘Literatura e Música’ tema deste ano, ela vai até domingo, 20, ocupando diversos espaços da pequena cidade baiana. Com diversos espaços e programação variada, a Fligê vem com mesas literárias, oficinas, espetáculos, exposições, sessões de autógrafos, projetos pedagógicos, mostra de cinema e programação infantil.

Tudo isso é divido entre diferentes áreas e com cada uma delas tendo sua programação – veja no site da Fligê.

Como é de costume em eventos do gênero, um grande nome da literatura é homenageado – na Fligê, o escolhido foi o poeta baiano José Carlos Capinam.

Musicalidade na literatura

Uma série de apresentações musicais de alto nível ajuda a compor a sua programação. Uma das apresentações mais aguardadas é Línguas & Poesia, da cantora carioca Letrux, no qual ela declama poemas próprios ou de autoras e autores que admira.

A cantora, que apresenta-se sexta-feira, 22h30, comenta as mudanças na sua apresentação – sempre mantendo a essência. “Fazemos esse show desde 2019, de lá pra cá mudei alguns poemas, mas o repertório de canções é mais ou menos o mesmo: músicas brasileiras e estrangeiras que me formaram, referências importantes para eu ser quem sou. Os poemas mudam conforme a apresentação, mas sempre tem gente brasileira e contemporânea, acho importante. Mas também louvo alguns clássicos”, detalha Letrux.

“O fio é a língua, a palavra. Sou apaixonada por linguagens, traduções, jeitos de falar em determinadas línguas, expressões. E isso está presente na música também. Isso me guia sempre: a palavra. Já as músicas que eu canto fazem parte do meu caldeirão de influências. Sou compositora e autora, mas também amo cantar músicas de outros autores e autoras. Fui anotando algumas músicas que eu percebia que amava cantar”, pontua.

No repertório, além de autorais, Letrux interpreta Bethânia, Edu Lobo, Kevin Johansen e PJ Harvey, entre outros.

Além de Letrux, o Palco Principal de Mucugê receberá ainda shows de outros grandes nomes: Chico César, Pedro Luís, Lazzo Matumbi, Ana Barroso e Grupo Pau de Arara.

A Fligê recebe ainda outro grande nome que atravessa a música e a literatura: Arnaldo Antunes, que faz uma Conversa Literária com a jornalista Bianca Ramoneda nesta quinta-feira, no Centro Cultural.

Outro grande destaque da programação é a volta do escritor baiano Itamar Vieira Junior ao evento, lançando seu novo livro, Salvar o Fogo. É no sábado, 16h, em bate-papo com Glicéria Tupinambá e mediação de Jamile Borges.

Uma feira de homenagem

O tema deste ano veio a calhar para o homenageado deste ano, o poeta e compositor Capinam. O escritor já havia honrado a Fligê com sua presença em 2016, quando abordou a ‘Poesia na Música Popular Brasileira’. Na Sessão de Homenagem, que acontece na sexta-feira, 18, às 20h, no Centro Cultural, diversos participantes farão homenagens. Um deles é o poeta Aleilton Fonseca, que declamará uma Ode a Capinam. “Capinam é um grande poeta, letrista e intelectual do nosso país. Essa homenagem destaca a importância de sua obra, seu talento, sua presença constante no cenário musical, como um grande nome do Tropicalismo e da MPB de todos os tempos. Na sua obra, a poesia e a música se entrelaçam, se ajustam com maestria absoluta”, elogia o poeta.

“Capinam é um poeta musical por excelência. A Ode é uma louvação à sua arte e à sua trajetória intelectual, como um reconhecimento afetivo de sua contribuição cultural”, detalha Aleilton.

Além das altas expectativas com as homenagens, Fonseca também elogia a força que o evento tem na promoção da cultura e na mobilização que a festa acarreta. “Participo da Fligê com entusiasmo e expectativa, pois o evento promove cada vez mais a literatura, o pensamento e as artes, num grande encontro cultural que mobiliza as pessoas, valoriza a leitura e demonstra que as artes e a literatura têm um diálogo constante e muito produtivo”, conclui Fonseca.

Fligê - Feira Literária de Mucugê / A partir desta quarta, 16, até domingo, 20/ Mucugê e Igatu, na Chapada Diamantina / Gratuito / Informações: fligemucuge.com.br

* Sob a supervisão do editor Chico Castro Jr.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Capinam Feira Literária de Mucugê Fligê

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Letrux: poemas 
de Sylvia Plath 
e Hilda Hilst, canções de Bethânia e PJ Harvey no set list
Play

Vai voltar? Solange Almeida revela decisão com a banda Aviões do Forró

Letrux: poemas 
de Sylvia Plath 
e Hilda Hilst, canções de Bethânia e PJ Harvey no set list
Play

Halloween X Folclore: Qual a influência dos EUA na cultura brasileira

Letrux: poemas 
de Sylvia Plath 
e Hilda Hilst, canções de Bethânia e PJ Harvey no set list
Play

Marrone irrita público do SBT com atitude com Patrícia Abravanel; veja

Letrux: poemas 
de Sylvia Plath 
e Hilda Hilst, canções de Bethânia e PJ Harvey no set list
Play

Fim do Carnaval? Tony Salles reage à polêmica: "Precisa se reinventar"

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA