Prêmio TIM elege hoje os melhores da música no Rio | A TARDE
Atarde > Cultura

Prêmio TIM elege hoje os melhores da música no Rio

Publicado quarta-feira, 16 de maio de 2007 às 10:05 h | Autor: Agencia Estado

Com Fernanda Montenegro e Camila Pitanga como apresentadoras, serão conhecidos hoje os vencedores da quinta edição do Prêmio TIM de Música no Rio de Janeiro, no Theatro Municipal. A cantora Maria Bethânia lidera a lista de indicações, concorrendo em sete categorias: Melhor Cantora MPB e Melhor Disco MPB (?Pirata? e ?Mar de Sophia?, lançados simultaneamente), Melhor Canção (?Beira-Mar? e ?Kirimurê?), Melhor Projeto Visual e Melhor Cantora Voto Popular. Vale lembrar, ainda, que Bethânia foi a principal vencedora do Prêmio TIM do ano passado, com três Prêmios: Melhor Cantora MPB, Melhor Disco MPB e Melhor DVD.

Na categoria MPB, Bethânia disputa o prêmio de melhor disco com João Bosco (?Ao Vivo?). Bosco disputa ainda o prêmio de melhor cantor, com Cauby Peixoto e Renato Braz. Já Bethânia concorre em melhor cantora, com Rosa Passos e Leny Andrade. Para melhor grupo, concorrem Os Cariocas, Chicas e Perseptom Banda Vocal.

Em pop/rock, a briga pelo melhor disco fica com os bons lançamentos de 2006: ?Infinito Particular?, de Marisa Monte, ?Cê?, de Caetano Veloso e ?Mutantes ao vivo?, que marcou a retomada do grupo, desta vez com Zélia Duncan, substituindo Rita Lee. Caetano concorre também como melhor cantor, com Lenine e Zeca Baleiro. Marisa Monte, por sua vez, entra na disputa pelo prêmio de melhor cantora com Ângela Rô Rô e Paula Lima. Para melhor grupo, será dado o prêmio a Cordel do Fogo Encantado, Skank ou Mutantes.

Na categoria ?Canção Popular?, ao prêmio de melhor cantor, concorrem Cauby Peixoto (?Eternamente Cauby Peixoto - 55 anos de carreira?), Jorge Vercilo (?Ao Vivo?) e Roberto Carlos, por ?Duetos?. Entre as mulheres, disputam Tânia Mara, Joanna, e Patrícia Mellodi.

No total de 668 CDs e 119 DVDs inscritos para o prêmio, foram selecionados 102 indicados, em 16 categorias, na tentativa de realizar uma radiografia da produção fonográfica brasileira de 2006.

O Homenageado

O evento terá, este ano, Zé Ketti como o homenageado do ano, com direção musical de Wagner Tiso. Inspiração da noite, clássicos do saudoso sambista serão interpretados por grandes artistas da MPB, como Milton Nascimento (?Opinião?) e Mônica Salmaso (?Diz que fui por Aí?). Paulinho da Viola, que deve seu nome artístico a Zé Ketti, também participará interpretando ?Jaqueira da Portela?, número que contará com a presença de 15 bailarinos negros caracterizados como Zé Ketti e coreografados por Carlinhos de Jesus.

Alguns duetos também foram preparados para a ocasião. Elton Medeiros, célebre parceiro de Zé Ketti, dividirá o palco com Negra Li, em ?Acender as Velas?. Emílio Santiago e a revelação Mariana Aydar interpretarão ?Mascarada?. Zélia Duncan e Zé Renato serão acompanhados por Hamilton de Holanda em ?Amor Passageiro? e ?Leviana?. Já Lenine e Roberta Sá contarão com participação especial da Spok Frevo Orquestra no clássico ?Máscara Negra?.

Para acompanhá-los, Wagner Tiso montou uma grande banda, formada por Itamar Assiere (teclado), André Boxexa (bateria), Mingo Araújo (percussão), Alex Moraes (violão/guitarra/cavaquinho), João Baptista (baixo), Dirceu Leite (sopros), Hugo Pilger (cello), Daniel Kerk (violino II), Luis Fernando (viola) e Rogério (violino I). Com direção geral de José Maurício Machline, idealizador e coordenador do Prêmio TIM de Música, a cerimônia da premiação contará com a cenografia e direção de arte de Gringo Cardia, figurinos de Sonia Soares e roteiro de João Carrascosa.

Prêmio Tim de Música. Hoje (16), às 21 horas. O evento é fechado para convidados.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS