Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ITACARÉ

Secretária destaca Flicaré 2024: "Ser formador de leitor e escritor"

2ªª edição da Festa Literária de Itacaré acontecerá entre os dias 24 e 26 de outubro

Por Isabela Cardoso

10/12/2024 - 13:10 h
Visita da secretaria de Educação de Itacaré, Jamille Silva de Souza, ao Grupo A Tarde
Visita da secretaria de Educação de Itacaré, Jamille Silva de Souza, ao Grupo A Tarde -

O Grupo A TARDE recebeu na manhã desta sexta-feira, 20, a visita de Jamille Souza, secretária de Educação de Itacaré, cidade turística do sul da Bahia, para compartilhar projetos sobre educação, com vista em uma futura parceria.

Além da secretária, participaram do encontro, Hanna Matos (representante da comunicação ambiental de Itacaré), Andrea Silveira (gerente de Projetos Educacionais do Grupo A TARDE), Berta Cunha (coordenadora de Projetos Especiais do A TARDE Educação) e Jessica Gouveia (pedagoga do Programa A TARDE Educação).

A secretária trouxe novidades sobre a 2ª edição da Festa Literária de Itacaré, conhecida como Flicaré, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de outubro. O evento busca celebrar a rica tapeçaria cultural tecida pela história do cacau na região, com o tema "Do cacau ao chocolate: histórias, leituras e oralituras de Itacaré".

O festival revisita a era do ciclo do cacau e reflete sobre a evolução da ilha. Além de tudo, dá a oportunidade de redescobrir e reafirmar os traços culturais que foram adquiridos ao longo dos anos, desde a fundação da cidade até sua consolidação como um município.

“É um espaço pra mostrar não só a cultura local, mas a literatura, a gastronomia, a música, o que de fato é construído em Itacaré, que é um local diverso. Nós estamos hoje na nossa segunda edição, e ano passado saímos com aprovação do governo estadual com a nota dez. O governador foi lá, nos prestigiou", destaca a secretária.

Esse ano nós conseguimos aplicar a temática do chocolate ao cacau, trazendo as tradições culturais de Itacaré, as leituras, a questão dos locais, as pessoas que passaram por esse período, o estudo da arquitetura, essa economia do cacau, o que ela impactou para a cidade, o que foi construído a partir do cacau não só em Itacaré, mas na região
Jamille Souza - secretária de Educação de Itacaré
Jamille Souza, secretária municipal de Educação de Itacaré
Jamille Souza, secretária municipal de Educação de Itacaré | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Para Jamille, poder levar a marca do Grupo A TARDE para dentro da festa literária representa o resultado da expansão do evento. Ela ressaltou que novas parcerias foram firmadas por causa do sucesso da primeira edição.

“A parceria com o Grupo A TARDE é uma responsabilidade grande. Fazer duas vezes melhor do que nós fizemos ano passado nos traz uma credibilidade também. A gente conseguiu firmar boas parcerias, isso é muito bom. Nesta edição, a gente já conta também com a parceria do Sebrae, vendo o resultado da festa passada. É um evento que pretende fazer parte do calendário anual do município da cidade, pelo impacto que ele tem na comunidade em si. A projeção é que vire um evento regional, todo mundo passe a conhecer, ser formador de leitor e formador de escritor”, afirma.

Segundo Jamille, o objetivo da feira é criar uma cultura de leitores e levar a cultura local para dentro do cotidiano dos estudantes da comunidade.

O nosso objetivo inicial é fazer a construção dessa comunidade leitora e, a partir disso, criar jovens com pensamento crítico construtor
Jamille Souza - secretária de Educação de Itacaré

"É para que ele venha impactar no local onde ele mora, para que não tenha essa visão de que precisa sair da cidade, da região, migrar para um outro estado, em busca de oportunidades. Então a gente trabalha em cima disso: ser estimulado, despertar e ver a potencialidade da sua localidade. Paralelo, a gente tem um concurso literário para os alunos da rede municipal, com premiação na Festa Literária”, acrescenta.

A secretária explicou que há um trabalho prévio feito nas escolas locais com a participação dos alunos. Para este ano, o projeto literário do semestre envolve o mesmo tema da feira: do cacau ao chocolate.

“Os alunos fizeram visitas em fazendas, aprenderam a fazer receitas, a ouvir contos, a pensar nessa questão da crise do cacau pela qual a região passou. Hoje, a inovação vem através da cultura do cacau, o que tem de diferente, a tecnologia...", pontua Jamille.

A gente tem todo um desenrolar para a festa literária para que, quando o aluno chegue lá, veja o trabalho dele, o que foi construído durante esses seis meses, se reconheça lá e compreenda que está fazendo parte de um processo. Não é só ir visitar uma festa literária. Ele vai enxergar tudo ali que ele trabalhou, a história que ele conheceu
Jamille Souza - secretária de Educação de Itacaré

Hanna Matos, representante da comunicação ambiental de Itacaré, ressalta que, dentro da feira, acabou se criando um movimento das crianças com o empreendedorismo. "A feira dos livros, por exemplo, elas passavam fazendo o empreendimento do que tinham produzido o ano todo. No final de cada venda, saíam e iam na barraca de livro fazer a compra”, disse.

Jamille ainda adiantou que a Flicaré terá dois homenageados: o jornalista e escritor Cyro de Mattos, e a professora e também escritora Iêda Castro.

Imagem ilustrativa da imagem Secretária destaca Flicaré 2024: "Ser formador de leitor e escritor"
| Foto: Divulgação

Ecoturismo

Itacaré tem 27 quimbolos e cerca de dez deles já são reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares, segundo Hanna Matos. Ela destacou que a cidade proporciona um turismo imersivo, como vivenciar a cultura dos nativos locias, a exemplo dos quilombos.

"As pessoas conseguem entrar e vivenciar. Não é mais um turismo que modifica o espaço. Você vai entrar e você vai sentar na cadeirinha, vai tomar o café feito pela senhorinha ali, vai comer a comida que é feita em família, vai realmente ter um momento imersivo em comunidade. Tem um pouco ali de entrar no mangue, catar o seu caranguejo, tem o barquinho que leva para o mar e você, depois de pescar seu peixe, você vai fritar. Tudo muito ligado à sustentabilidade também, você conseguir ter um turismo que causa um menor impacto ambiental, deixa a menor pegada e traz um ganho financeiro para a comunidade", afirma.

Hanna ressaltou ainda que Itacaré tem opções para todos os gostos, com um forte ecoturismo de diferentes atividades.

Quem quer ir pra fazer ecoturismo, consegue ir. Quem quer ir pra relaxar, consegue. Turismo gastronômico, a gente consegue encontrar uma diversidade enorme na cidade. Aquele turismo da 'night', de curtir a noite em um local diferente, consegue também
Hanna Matos - representante da comunicação ambiental de Itacaré

Existem turismos locais alternativos que estão sendo abertos agora. Por exemplo, estamos criando lá agora, abrindo para toda a comunidade, o primeiro roteiro sustentável. As pessoas chegam e conseguem conhecer uma obra sustentável que aconteceu dentro do município. Também existem outros roteiros sustentáveis com impacto direto com o meio ambiente, que é o Observatório de Pássaros, Observatório de Cogumelos, Observatório das Baleias", conclui Hanna.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

A TARDE Educação do cacau ao chocolate Ecoturismo educação local Festa Literária de Itacaré Flicaré história do cacau Itacaré

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Visita da secretaria de Educação de Itacaré, Jamille Silva de Souza, ao Grupo A Tarde
Play

CARDE: Museu une inovação, cultura e história automotiva brasileira

Visita da secretaria de Educação de Itacaré, Jamille Silva de Souza, ao Grupo A Tarde
Play

Vai voltar? Solange Almeida revela decisão com a banda Aviões do Forró

Visita da secretaria de Educação de Itacaré, Jamille Silva de Souza, ao Grupo A Tarde
Play

Halloween X Folclore: Qual a influência dos EUA na cultura brasileira

Visita da secretaria de Educação de Itacaré, Jamille Silva de Souza, ao Grupo A Tarde
Play

Marrone irrita público do SBT com atitude com Patrícia Abravanel; veja

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA