VAI PROVAR?
Shoyu na cocada? Chef mistura Bahia e Japão em receita que ninguém esperava
Chef Amauri Tenório ensina técnicas inéditas com shoyu em oficina exclusiva na praça de alimentação do Bon Odori

Por Agatha Victoria e Beatriz Santos

O Bon Odori 2025 trouxe à Salvador uma imersão completa na cultura japonesa, e um dos destaques desta sexta-feira, 5, foi o workshop de cocada com shoyu doce, conduzido pelo chef e consultor técnico da Kikkoman, Amauri Tenório.
O Portal A TARDE acompanhou a oficina e conversou com o chef sobre suas receitas inovadoras e o uso do shoyu na culinária contemporânea.
“Sou formado em gastronomia, comecei a estudar gastronomia com 17 anos e sou apaixonado por cozinha. Trabalhei bastante em restaurantes e confeitarias”, contou Amauri Tenório, 32 anos, durante entrevista exclusiva.
Leia Também:
O chef explicou que sua função no festival vai além do uso tradicional do shoyu: “Me contrataram para explicar como usar o molho shoyu, e não necessariamente só no mercado e nas receitas orientais" disse.
"Então eu falei: ‘O que eu posso trazer de diferente? O festival é em Salvador; lá, eles tomam bastante caldinha, até na praia. Eu sou de São Paulo, onde é comum a gente comer mais sopa quando está frio. Aqui, há uma cultura de tomar mais, durante o ano inteiro, mesmo sendo um lugar bem quente.'”
Apaixonado por confeitaria, Amauri decidiu inovar: “Falei: 'eu gosto de confeitaria, o que dá para fazer também?' e pensei: 'vamos fazer um doce'", afirmou.
"E, quando colocamos o shoyu na cocada, ele fica com um sabor de caramelo salgado. Então eu decidi trazer coisas diferentes, principalmente porque outros chefs bem importantes da região, trouxeram receitas tradicionais.”
O chef destacou que o objetivo do workshop vai além da degustação: “Então eu falei: vou trazer receitas diferentes, de fato, receitas para o pessoal cozinhar no dia a dia, para o pessoal aprender um pouquinho e ver que o shoyu não é só um ingrediente oriental. Ele tem tradição oriental, mas dá para usar em um monte de coisas, igual limão siciliano."
"Limão siciliano não é tradicional aqui no Brasil, mas, hoje em dia, a gente está vendo que ele é um ingrediente muito aromático e versátil. Nós conseguimos usar o shoyu de diversas formas também, por isso decidi trazer receitas um pouco diferentes, fora do mercado oriental.”
O Bon Odori 2025, que segue até domingo, 7, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, é considerado o maior festival de cultura japonesa da região, reunindo danças tradicionais, música, concursos como o Miss Nikkey Bahia, artes marciais e oficinas de caligrafia, pintura, mangá e pixel art.
Além disso, a experiência oferece mais de 20 opções gastronômicas, com pratos típicos do Japão e workshops conduzidos por chefs renomados, como Amauri Tenório, garantindo uma verdadeira imersão cultural para todas as idades.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes