ECONOMIA
Caixa inicia renegociação de dívidas do Novo FIES com descontos
Adesão pode ser feita até 31 de dezembro de 2026, por meio do aplicativo FIES CAIXA

Por Isabela Cardoso

A Caixa Econômica Federal iniciou nesta segunda-feira, 3, o processo de renegociação dos contratos do Novo FIES, voltado a estudantes que formalizaram o financiamento a partir de 2018. A medida foi autorizada pela Resolução MEC nº 64/2025 e busca facilitar o pagamento de dívidas acumuladas por beneficiários do programa de crédito estudantil.
A adesão pode ser feita até 31 de dezembro de 2026, por meio do aplicativo FIES CAIXA, disponível gratuitamente para Android e iOS, ou pelo portal SIFES, na aba “Contrato FIES > Renegociação Novo FIES”. O sistema funciona em dias úteis, das 9h às 19h.
Quem pode aderir à renegociação
Podem participar os estudantes que possuem contratos do Novo FIES formalizados a partir de 2018 e que, até 31 de julho de 2025, estejam em fase de amortização (ou seja, já pagando o financiamento) e com inadimplência superior a 90 dias.
As condições especiais incluem:
- Parcelamento em até 180 meses (15 anos);
 - Desconto de 100% nos juros e multas por atraso;
 - Parcela mínima de R$ 200,00 (exceto quando o saldo devedor for inferior);
 - Exclusão dos valores de coparticipação com as instituições de ensino superior (IES), que devem ser negociados diretamente com cada faculdade.
 
Leia Também:
Contratos com fiador exigem atendimento presencial
Os estudantes que possuem contratos com fiador devem comparecer presencialmente a uma agência da CAIXA para formalizar o pedido. É necessário apresentar os seguintes documentos:
- RG e CPF do estudante e do fiador (e dos cônjuges, se houver);
 - Comprovante de endereço de ambos;
 - Comprovante de renda do fiador.
 
Mais detalhes sobre o processo de renegociação e as regras do programa estão disponíveis no site oficial da CAIXA e nos canais de atendimento do Novo FIES.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



