BANCO CENTRAL
Com 13,75%, Brasil tem a 2ª maior taxa de juros nominal do G20
País fica atrás apenas da Argentina, que manteve a taxa de juros em 75%
Por Da Redação
Na primeira quinzena deste mês o Banco Central do Brasil (BC), anunciou a taxa nominal de juros em 13,75%. Com isso o Brasil vai terminar o ano de 2022 com a 2ª maior taxa do G20, organização internacional que reúne as maiores, e mais importantes, economias do mundo.
A primeira posição é ocupada pela vizinha Argentina, que manteve o juros nominal em 75% na última quarta-feira, 14. Japão, tem a menor taxa do bloco com 0,1% desde 2016. É o único do grupo que tem a taxa negativa.
O Banco Central Europeu aumentou a taxa de juros recomendada para 2%, na última quinta-feira, 15, o que representa um aumento de 0,5 ponto percentual. Este foi o 4º aumento consecutivo no índice da Zona do Euro.
O Banco Central da Inglaterra e o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) também reajustaram suas taxas em 0,5%. A alta dos EUA é a sétima consecutiva, enquanto a taxa britânica é a mais alta em 14 anos.
O Brasil está em 3º lugar em referência aos países sulamericanos, entre as taxas de juros nominais mais altas, atrás da Argentina e da Venezuela que tem uma taxa de 54,45%.
Já a Bolívia registrou a menor taxa entre as principais economias da América Latina, com 2,97%. Os dados são do Poder360.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes