ECONOMIA
Em janeiro, dólar teve maior desvalorização mensal desde março de 2022
Cotação fechou a sessão desta sexta-feira, 31, com queda de 0,28%, a R$ 5,84
Por Redação
A cotação do dólar fechou a sessão desta sexta-feira, 31, com queda de 0,28%, a R$ 5,84, no seu décimo dia seguido de queda. O mês de janeiro fechou com queda expressiva de 5,6%, sendo a maior desvalorização mensal da moeda americana desde março de 2022, quando o recuo foi de 7,81%.
A análise foi feita pela consultoria Elos Ayta, com base na cotação do dólar Ptax, divulgado pelo Banco Central (BC).
Leia Também:
Em novembro e dezembro, a valorização do dólar havia sido significativa em termos anualizados, com alta de 27,91% em dezembro e 22,65% em novembro. “Mesmo com a queda registrada em janeiro, a valorização anualizada da moeda americana permanece expressiva, em 17,70%”, diz a análise da consultoria.
No cenário internacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou as tarifas de importações de 25% sobre produtos importados do México e do Canadá a partir deste sábado, 1º.
Além disso, ele afirmou que a China está na mira das próximas medidas e ameaçou taxar em 100% os produtos dos países membros dos Brics, caso substituam o dólar como moeda de reserva. O bloco é presidido, a partir deste ano, pelo Brasil e é formado por Rússia, Índia, China e África do Sul, além de outros membros recém-admitidos: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes