ALERTA
Furto de cabos no metrô de Salvador afeta 350 mil passageiros
Gerente executivo da CCR Metrô Bahia explica impacto da prática criminosa no cotidiano da capital baiana
Por Thiago Conceição
O furto de cabos do sistema metroviário de Salvador tem causado cenários como o maior tempo de espera e lotação de passageiros nas estações. O caso mais foi registrado na última sexta-feira, 15, quando a Linha 2, que liga as estações Acesso Norte e Aeroporto, teve que operar com trens em velocidade reduzida.
Apesar da recente ocorrência, a CCR Metrô Bahia, responsável pela operação do sistema de transporte público, aponta a redução de 17% do furto de cabos do metrô, na comparação do mesmo período de 2023 com 2022. Em entrevista ao Portal A TARDE, o gerente executivo da concessionária, Leonardo Balbino, avalia o impacto da prática criminosa para o modal, que transporta uma média de 350 mil passageiros por dia, e as ações voltadas para a queda de casos.
"Nossa maior preocupação são os nossos clientes. Transportamos uma média de 350 mil passageiros por dia. São pessoas que dependem do metrô para se deslocarem pela cidade e são os que mais sofrem com os casos de vandalismo", diz Balbino.
O gerente explica que o sistema metroviário precisa de cabos de cobre, alumínio, aço e fibra ótica para a sua operação. Nesta rede de conexões, cada tipo de material tem uma função específica na cadeia de funcionamento do metrô, a exemplo de iluminação, velocidade.
"O cabo de fibra óptica é destinado ao tráfego de dados, já os de cobre e alumínio são aplicados para alimentação elétrica de sistemas. A depender do tipo de material furtado, o sistema pode ser impactado com lentidão nos trens, falha na sinalização, problema na iluminação e/ou parada no funcionamento de escadas rolantes. Quando uma situação de furto de cabos ocorre, nossas equipes de manutenção atuam prontamente, realizando o reparo com a substituição e inserção dos cabos", explica.
Ações
Com o objetivo de mitigar a prática criminosa, Balbino conta que agentes de atendimento e segurança da CCR Metrô Bahia fazem rondas estratégicas e periódicas nas estruturas que compõem o sistema. A concessionária também tem investido em barreiras perimetrais e sistemas de alerta de intrusão, projetado para detectar possíveis invasões ou tentativas de violação em uma propriedade.
"Contamos também com mais de 2 mil câmeras de monitoramento integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e às Salas de Supervisão Operacional (SSO) de cada estação. Toda a estrutura de segurança patrimonial e de pessoal envolve trens, estações de metrô, terminais de ônibus e passarelas de acesso", acrescenta.
Na relação com o poder público, ele destaca a existência de um grupo de trabalho integrado com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA), que conta com a contribuição de outros órgãos e empresas que sofrem com os danos causados pela modalidade de furto.
A situação de furto de cabos pode ser denunciada para a Polícia Militar a Bahia por meio do Canal 190. "Em casos atípicos, os clientes ainda podem acionar qualquer colaborador da CCR Metrô Bahia para que as providências necessárias sejam tomadas", conclui.
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