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29/09/2022 às 18:21 - há XX semanas | Autor: Bianca Carneiro*

PARA EMPRESÁRIOS

Google lança site e “etiqueta” de desconto para vendas na Black Friday

Novidades foram apresentadas nesta quinta-feira, durante o evento Black Friday Conections Store

Segundo a gigante das buscas, em 2021, só no mercado online, a Black Friday movimentou R$ 4,2 bilhões
Segundo a gigante das buscas, em 2021, só no mercado online, a Black Friday movimentou R$ 4,2 bilhões -

Há pouco menos de dois meses para a Black Friday, no dia 25 de novembro, o Google lançou soluções para empresários e varejistas faturarem mais na data. As novidades foram apresentadas nesta quinta-feira, 29, durante o evento Black Friday Conections Store, realizado em São Paulo, que reuniu, entre clientes, parceiros e profissionais da imprensa, cerca de 700 pessoas.

Segundo a gigante das buscas, em 2021, só no mercado online, a Black Friday movimentou R$ 4,2 bilhões. A data representa o momento de maior busca do ano, e por isso, além de trazer conteúdo para ajudar empresas, a Black Friday Conections Store preparou uma área com 18 estações dos seus produtos, com destaque para Promoções no Google Shopping, Commerce Maturity, Performance Max, Anúncios de Inventário Local (LIA), Google Analytics 4, além das soluções de computação em nuvem oferecidas pelo Varejo por Google Cloud e a Carteira do Google.

Uma das principais novidades foi o lançamento de um site com informações e recomendações para apoiar clientes e parceiros. A plataforma traz uma série de guias sobre como usar os produtos da empresa para alavancar as vendas.

Na página, é possível encontrar, por exemplo, artigos com recomendações de como gerar melhores resultados com campanhas Performance Max. Os anunciantes também encontrarão dicas sobre o que fazer com as campanhas quando o estoque de um produto acabar, qual caminho tomar quando o preço de um produto mudar ou como aumentar o engajamento dos clientes, entre outros.

Confira abaixo algumas características do site:

- Página de Recomendações: A página analisa o histórico de desempenho do anunciante, as configurações da sua campanha e as tendências em todo o Google para gerar automaticamente sugestões que podem melhorar seu desempenho. A dica para empresas e agências é acompanhar a Página de Recomendações diariamente para obter novos insights;

- Performance Planner: a ferramenta do Google Ads que permite acompanhar o desempenho das campanhas e descobrir oportunidades de mudanças nas campanhas para aproveitar períodos sazonais, além de simular como as otimizações podem afetar os resultados;

- SA360: a página traz um playbook completo do Search Ads 360 para Black Friday, incluindo uma área para simular os lances de suas estratégias, recomendações de como configurar o ajuste de sazonalidade e dicas para acompanhar os resultados da Black Friday;

- Materiais de suporte e mais: o site também conta uma área que reúne materiais de suporte e treinamentos sobre ferramentas como Google Ads e SA 360, além de checklists para a preparação dos times. Também há um FAQ disponível com informações e dicas sobre utilização do Google Ads na Black Friday;

- Guia de Commerce: o site também traz um link para o guia, lançado em agosto deste ano, que traz informações que ajudam empresas de todos os tamanhos a aumentar as vendas e alcançar novos clientes usando as plataformas do Google.

Mais soluções

Durante o Black Friday Connections Store, os participantes do evento puderam fazer uma imersão nas principais soluções do Google para conectar empresas e consumidores, e conhecer de perto algumas das novidades anunciadas, entre elas, o recurso de Promoções no Google Shopping.

A ferramenta funciona como uma etiqueta e permite que as empresas sinalizem se estão oferecendo um desconto em percentual, cashback ou frete grátis para um determinado produto. Para o consumidor, essa etiqueta permite identificar facilmente as melhores

ofertas nas plataformas do Google, incluindo o Google Shopping e a aba de Compras da Busca. O novo recurso chegará ao Brasil a partir de outubro.

Para sinalizar as promoções, o lojista precisa acessar o Google Merchant Center, plataforma que permite cadastrar informações sobre produtos disponíveis no seu site ou loja e exibi-los a potenciais clientes por meio das plataformas do Google, com a ajuda da publicidade ou não. Por meio do novo recurso de Promoções, o lojista poderá oferecer desconto, cashback ou promoções do tipo “compre 1 e leve 2”, além de sinalizar condições especiais de frete.

Flávia Verginelli, diretora de produtos, privacidade e inovação do Google Brasil, pontua que o recurso impacta, principalmente, empresas que promovem seus produtos por meio de campanhas de Shopping. “Anúncios de produtos que têm alguma promoção associada tem 28% de aumento na taxa de conversão e 46% de crescimento no retorno de investimento em publicidade, se comparados a produtos sem uma promoção associada”, pontua.

Outra novidade foi o novo modelo de maturidade digital do Google, o Commerce Maturity, que permitirá analisar o nível de maturidade das empresas em relação às suas estratégias de venda nos mais diversos canais. O modelo inclui uma abordagem focada em quatro pilares:

-Fundamentos do Commerce: inclui estratégias de produtos e preços, gerenciamento de cadeia de suprimentos, previsão de demanda, entre outros;

- Crescimento do Negócio: envolve a coordenação dos processos de diferentes áreas de forma alinhada aos objetivos de negócio, gestão do relacionamento com cliente e ações de mensuração que permitam tomar decisões baseadas em dados;

-Marketing: ações que envolvem a criação de feeds de produtos para diferentes canais para adquirir clientes de forma mais eficiente;

Experiências: ações que reduzam a fricção na compra e permitam a fidelização dos consumidores.

Consumidor multicanal e Copa

Neste ano, a Black Friday coincidirá com a Copa do Mundo. Conforme a pesquisa realizada pelo Google e Ipsos, o brasileiro consolidou seus hábitos de compra adquiridos ao longo dos últimos anos e cada vez mais compra por meio de diferentes canais, sejam de e-commerce ou lojas físicas.

Ao todo, 72% dos entrevistados na pesquisa afirmaram que compraram tanto em canais

on-line quanto offline nos últimos seis meses, em um crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao ano passado. Para a Black Friday de 2022, 57% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer suas compras por meio de sites, 51% por meio de aplicativos e 45% por meio de lojas físicas.

Para Gleidys Salvanha, diretora de Negócios para o Varejo do Google Brasil, a Black Friday de 2022 é única pela proximidade com a Copa do Mundo e pela intimidade com o online, gerada pela pandemia.

“Esta Black Friday não é igual as de antes da pandemia, porque a gente mudou muito durante esse período. Eu acho que os consumidores estão ainda mais online, e hoje eles são multicanais. Então, os que tinham medo de comprar online, hoje compram e continuam comprando na loja física e no online. Um adendo que teremos a Copa num evento do tamanho da Black Friday, então eu acho que, como a gente viu nas pesquisas, então, tem anseios para comprar coisas que antes não estava no radar e que agora veio com tudo”, afirmou ela, em entrevista ao Portal A TARDE.

“É de novo, uma copa inédita para uma Black Friday inédita para nós, por causa do advento da Copa do Mundo. Eu acho que a gente tem que aproveitar, porque talvez não tenhamos mais uma oportunidade dessas”, completou.

*De São Paulo à convite do Google

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