ECONOMIA
INSS confirma a exposição de dados de até 40 milhões de segurados
Cadastro de aposentados e pensionistas teve segurança reforçada
Por Da Redação
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou o vazamento de dados de aproximadamente 40 milhões de beneficiários, incluindo aposentados e pensionistas.
Os acessos indevidos foram realizados por logins de servidores públicos de órgãos externos ao INSS. Esses servidores se aposentaram, foram exonerados ou pediram demissão. No entanto, suas credenciais ainda estavam ativas.
O INSS estuda o impacto completo do vazamento de dados dos beneficiários e verifica se houve acesso não autorizado a informações sensíveis.
Depois da etapa de apuração interna, o caso será levado para a Polícia Federal.
O vazamento de dados não gerou prejuízos diretos aos cofres públicos, segundo o instituto. O INSS explica que o sistema que foi "aberto" não é utilizado para a liberação de benefícios, mas para o armazenamento de dados cadastrais como nome, CPF, tipo de benefício, data de concessão e valor recebido.
Após o caso, um novo protocolo foi implementado, exigindo agora que qualquer acesso externo utilize certificado digital e criptografia, com o objetivo de gerar maior segurança.
Como saber se seus dados foram vazados
Para os beneficiários preocupados com a segurança de seus dados, o INSS recomenda os seguintes passos:
Verifique seu extrato: Acesse o site do INSS ou o aplicativo Meu INSS (clique aqui) para verificar seu extrato de benefícios e conferir se há alguma movimentação suspeita.
Atenção a comunicações suspeitas: Fique atento a ligações, e-mails ou mensagens suspeitas que solicitem informações pessoais ou ofereçam produtos financeiros não solicitados.
Reporte irregularidades: Caso detecte qualquer irregularidade, entre em contato imediatamente com o INSS pelo telefone 135 ou através dos canais oficiais de atendimento.
Fonte das dicas: Gov.br
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes