Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA

ARTICULAÇÃO

INSS deseja ter acesso aos dados do SUS; motivo chama atenção

Ministro da Previdência Social e presidente do INSS se reúnem com ministra da Saúde

Redação
Por Redação
Filas do INSS
Filas do INSS - Foto: Shirley Stolze / Ag. A TARDE

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, se reuniram, nesta terça-feira, 18, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para tratar do uso de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) na Previdência Social.

O Ministério da Previdência deseja utilizar os dados do SUS para otimizar ainda mais a perícia feita por análise documental. A ideia é que as informações prestadas nos atestados médicos do SUS possam ser acessadas pela Previdência Social para que seja concedido o benefício por incapacidade.

Tudo sobre Economia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

JUSTIÇA

Milei será investigado se cometeu crime em caso 'criptogate'
Milei será investigado se cometeu crime em caso 'criptogate' imagem

ECONOMIA

CPF em compra na Bahia pode gerar prêmio de até R$ 1 milhão
CPF em compra na Bahia pode gerar prêmio de até R$ 1 milhão imagem

ECONOMIA

Mistura de biodiesel no diesel é mantida em 14% para conter inflação
Mistura de biodiesel no diesel é mantida em 14% para conter inflação imagem

“Se o médico do SUS já atestou a necessidade de afastamento da pessoa nós poderemos aproveitar esse atestado e já conceder o afastamento com base no tempo que o médico assistente pediu”, disse o ministro Carlos Lupi.

A ministra da Saúde disse que a medida vai levar agilidade e segurança para trabalhadores e empregadores, garantindo que a emissão e o envio dos documentos sejam feitos de forma digital, sem burocracia desnecessária. "Os atestados médicos eletrônicos têm a mesma validade legal dos emitidos presencialmente e representam um passo importante na modernização dos serviços de saúde. Com essa iniciativa, fortalecemos a telemedicina e facilitamos o acesso dos cidadãos aos seus direitos, promovendo mais eficiência e transparência no processo", declarou em suas redes sociais.

Prova de vida

O INSS também deseja ter acesso aos dados do SUS para fazer a prova de vida dos segurados. Segundo o presidente Stefanutto, a intenção é utilizar as informações prestadas nos atendimentos nos postos de saúde, como vacinas, por exemplo, para atestar que a pessoa está viva.

“Se a pessoa foi atendida num posto de saúde ou tomou uma vacina quer dizer que ela está viva. E essa informação pode ser suficiente para o INSS atestar a vida dessa pessoa. Desde 2023, cabe a nós do INSS fazer a prova de vida dos segurados. Isso evita filas, evita deslocamentos de segurados. E nós estamos cada vez mais aprimorando nossos sistemas para fazer isso de maneira automatizada. E nesse sentido queremos muito uma parceria com o SUS para termos acesso a essas informações”, explicou o presidente.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Alessandro Stefanutto Carlos Lupi INSS ministra da saúde Ministro da Previdência Social Nísia Trindade sistema único de saúde sus

Relacionadas

Mais lidas