ECONOMIA
Lula indica novos diretores para o Banco Central; conheça os nomes
Para assumirem os cargos, os indicados passarão por sabatina no Senado
Por Redação
O Banco Central (BC) anunciou nesta sexta-feira, 29, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviará ao Senado, na próxima semana, a indicação de três novos diretores para compor a cúpula da instituição.
Os indicados são:
Izabela Correa, para a vaga de Carolina de Assis Barros (Diretoria de Relacionamento Institucional, Cidadania e Supervisão de Conduta);
Gilneu Vivan, que substituirá Otávio Damaso na Diretoria de Regulação;
Nilton David, que ocupará o lugar de Gabriel Galípolo na Diretoria de Política Monetária.
Com a saída de Roberto Campos Neto em 2024, Galípolo será o novo presidente do Banco Central. As indicações para as diretorias entrarão em vigor a partir de 1° de janeiro de 2025, caso aprovadas pelo Senado.
Para assumirem os cargos, os indicados passarão por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e precisarão de aprovação tanto do colegiado quanto do plenário da Casa legislativa.
Leia também:
>> Desespero: mulher foge de ex-namorado pulando do carro
>> Militares discutiram 'campo de concentração' para políticos
>> Petroleiros realizam manifestações em defesa da vida e cobram mudanças na gestão de segurança
Conheça os indicados
Izabela Moreira Correa: Servidora do BC desde 2006, é atualmente secretária de Integridade Pública na Controladoria-Geral da União (CGU). Possui doutorado em governo pela London School of Economics e pós-doutorado pela Universidade de Oxford. Também é mestre em ciência política pela UFMG e graduada em administração pública pela Fundação João Pinheiro. Sua nomeação reforça a presença feminina no Comitê de Política Monetária (Copom).
Gilneu Francisco Astolfi Vivan: Com carreira consolidada no BC desde 1994, atualmente lidera o Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor). É mestre e bacharel em economia pela UnB e UFRGS, tendo também atuado como chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro Nacional e representante do Brasil em grupos internacionais, como o Analytical Group on Vulnerabilities, do Financial Stability Board.
Nilton José Schneider David: Executivo de longa experiência no mercado financeiro, atualmente chefia a Tesouraria do Banco Bradesco. Nilton é engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da USP e já ocupou posições estratégicas em instituições financeiras no Brasil e no exterior.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes