FACILIDADE
Mais de 434 mil MEIs devem ser beneficiados com Nota Fiscal Fácil
Notas fiscais ficam disponíveis para os usuários, já que são armazenados no banco de dados da Fazenda Estadual
Por Redação
Mais de 434 mil microempreendedores (MEIs) ativos na Bahia serão beneficiados com a nova emissão e administração de notas fiscais eletrônicas, através do aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).
Além de emitir as notas fiscais, MEIs poderão fazer a leitura do código de barras que consta no Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe) das mercadorias carregadas, consultar as notas emitidas, fazer o cancelamento de notas e gerar o Danfe NF-e/NFC-e. O contribuinte pode ainda gerar QR-Code para consultas no Portal NFF e enviar links para consultas.
As notas ficam disponíveis para os usuários, já que são armazenados no banco de dados da Fazenda Estadual, facilitando o controle do estoque e das transações comerciais realizadas.
Leia também
>> Confira prazo para enviar declaração anual do MEI
>> Benefício para microempreendedores e produtores rurais da Bahia
>> Prazo de adesão ao Desenrola Pequenos Negócios acaba nesta terça
Lançado em 2024, o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) é baixado gratuitamente, no celular, por meio do acesso à loja de aplicativos (Apple Store e Google Play Store). O app também chegou para facilitar a vida dos mais de 18,8 mil Produtores Rurais Pessoas Físicas inscritos, além dos Transportadores Autônomos de Cargas (TACs).
O cadastramento da conta é feito apenas uma vez e é similar ao realizado para acesso à carteira de habilitação digital. Após o cadastramento inicial, o varejista MEI já poderá acessar o aplicativo para carregar suas notas fiscais de entrada de mercadorias e emitir normalmente suas notas fiscais eletrônicas de vendas para consumidor.
Para utilizar o aplicativo, o contribuinte MEI precisa preencher alguns campos com informações relativas à operação de varejo. Em seguida, para emitir a Nota Fiscal Fácil, basta selecionar o produto, informar a quantidade, preço da mercadoria e o CPF do cliente, que é opcional. Todos os demais campos de informação necessários são preenchidos em conformidade com a legislação tributária.
“A Fazenda Estadual tem investido continuamente em modernização com o objetivo de simplificar a vida do contribuinte. O uso intensivo da tecnologia vem contribuindo para melhorar tanto o relacionamento do fisco com as empresas quanto o próprio desempenho da fiscalização”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes