Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA

ECONOMIA

Petrobras deixará de privatizar cinco refinarias de petróleo

Cade aprovou acordo que desobriga estatal de de vender unidades

Da Redação
Por Da Redação
| Atualizada em
Imagem ilustrativa da imagem Petrobras deixará de privatizar cinco refinarias de petróleo
Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, nesta quarta-feira, 22, o pedido da Petrobras para que seja interrompido o plano de venda de cinco refinarias da estatal (REPAR, REFAP, RNEST, REGAP e LUBNOR).

Em 2019, foi firmado o Termo de Compromisso de Cessação para o mercado de refino (“TCC Refino”) entre Petrobras e Cade, o qual previa, dentre outros compromissos, a obrigatoriedade de alienação de 8 refinarias, entre elas, a Refinaria de Mataripe, antiga Refinaria Landulpho Alves (RLAM), localizada em São Francisco do Conde (BA).

Tudo sobre Economia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

"A Petrobras vinha cumprindo os compromissos pactuados no TCC Refino, incluindo a alienação integral de 3 ativos (SIX, RLAM e REMAN), tendo enfrentado obstáculos ao longo da execução dos processos de desinvestimentos que impediram a conclusão da alienação das demais refinarias que constavam do objeto original do TCC", diz comunicado da empresa.

Em 2023, uma resolução consolidou o fim das diretrizes relacionadas ao desinvestimento dos ativos, visando a atuação da Petrobras de forma competitiva e segura. "O aditivo é fruto de amplo debate entre as áreas técnicas da Petrobras e do Cade e culminou no encerramento da obrigação de alienação dos ativos remanescentes, no âmbito do TCC", acrescenta a estatal.

VEJA TAMBÉM:

>>>FUP: Fim do TCC do Cade dará segurança jurídica à Petrobras

>>>Petrobras leva ao Cade proposta para abandonar venda de refinarias

>>>Governo indica Magda Chambriard para presidência da Petrobras

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Cade desinvestimento mercado de refino Petrobras refinarias TCC Refino

Relacionadas

Mais lidas