ECONOMIA
Preço do café tem primeira queda após 18 meses de alta no Brasil
No entanto, marcas premium, continuam com valores elevados

Pela primeira vez desde dezembro de 2023, o preço do café moído registrou queda no IPCA-15 de julho, com recuo de 0,36%, interrompendo uma sequência de 18 meses de altas consecutivas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 25, pelo IBGE. Mesmo com a leve redução, o produto acumula alta de 76,5% nos últimos 12 meses – a maior variação entre os 367 itens analisados pelo índice.
As marcas de café premium continuam com preços elevados, chegando a R$ 80 o quilo em algumas capitais. Em São Paulo, o IPC da Fipe já apontava uma tendência de queda, mas os valores seguem altos, reflexo dos impactos climáticos que afetaram as safras recentes.
Leia Também:
Governo Trump
Outro fator que adiciona incertezas ao mercado é o anúncio do governo Trump sobre a possível aplicação de uma sobretaxa de 50% às exportações brasileiras de café.
O Cepea alerta que o setor ainda estuda como redistribuir a oferta, diante de um possível entrave comercial que pode influenciar os preços no mercado internacional.
Segundo dados do FGV Ibre, o café em pó acumulou alta de 89,6% em 12 meses, muito acima da média de inflação da cesta de inverno, que ficou em 2,8%. “O café foi o principal destaque negativo, com aumento expressivo”, avaliou o economista Matheus Dias, da instituição.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




