EM BAIXA
Real termina ano de 2024 com maior desvalorização do G-20
Estudo foi feito com base na ptax, que é a moeda oficial do Brasil calculada pelo BC (Banco Central)
Por Redação
O real foi a moeda que mais se desvalorizou em comparação com o dólar, entre os países do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo).A moeda também foi a sexta que mais perdeu valor entre 118 divisas mundiais, de acordo com levantamento do economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini.
O estudo foi feito com base na ptax, que é a moeda oficial do Brasil calculada pelo Banco Central (BC). A cotação do dólar fechou a R$ 6,19. Sendo assim, o real teve uma desvalorização de 21,8% em 2024. O cenário só não foi pior que as moedas do Sudão do Sul (-72,0%), da Etiópia (-56,5%), da Nigéria (-41,7%), do Egito (-39,2%) e da Venezuela (-30,8%) –países pobres e com problemas econômicos.
O peso argentino se desvalorizou 21,6% em relação ao dólar. Foi a 7ª no ranking. O euro caiu 6,1%. A libra, da Inglaterra, recuou 1,6%.
No Brasil, é o Banco Central o responsável por regular o mercado. O país tem um regime de câmbio flutuante. Não há meta cambial e, portanto, a autoridade monetária não atua em eventual desvalorização do real em relação ao dólar motivado por fundamentos econômicos.
O Banco Central é responsável por vender dólares em leilões quando há disfuncionalidade no mercado cambial. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse no último dia 19 de dezembro deste ano, que a instituição precisou atuar em dezembro por causa do fluxo atípico de saída de dólares.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes