TRIBUTAÇÃO
Reforma Tributária da renda deve fechar no 2º semestre, diz Haddad
O que já foi analisado pelo Congresso diz respeito à reformulação dos impostos sobre contas de consumo
Por Da Redação
Ainda em discussão constitucional no Congresso Nacional, a Reforma Tributária já tem uma previsão de conclusão. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o projeto de lei deve ser finalizado no segundo semestre de 2024, após conclusão da tributação sobre a renda dos brasileiros.
A reformulação realizada na proposta pode mexer, por exemplo, na tabela do Imposto de Renda de pessoas físicas, no Imposto de Renda das empresas (IRPJ), na tributação de lucros e dividendos e de fundos de investimento.
"Alguns cenários de como vemos a oportunidade de fazer uma reforma para melhorar a distribuição de renda. E se possível promover, ou o aumento das faixas de isenção, ou a diminuição da alíquota do imposto. São possibilidades na mesa agora no segundo semestre", disse ele em entrevista ao GloboNews.
O que já foi analisado pelo Congresso diz respeito à reformulação dos impostos sobre contas de consumo. A ideia agora é tentar melhorar a distribuição de renda das famílias, através da tributação da renda das famílias.
"Desde o começo dissemos que vamos resolver o problema sobre o consumo primeiro pra resolver o problema da renda depois. Por duas razões. Primeiro, o tema sobre o consumo é muito mais complexo do ponto de vista técnico", disse Haddad.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes