Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA

CADÚNICO

Revisão tira 1,7 mi de famílias unipessoais do Bolsa Família

As remoções são referentes à inconsistência de cadastro de pessoas dessa modalidade

Da Redação
Por Da Redação
Após a regularização, cerca de 400 mil continuam recebendo o benefício
Após a regularização, cerca de 400 mil continuam recebendo o benefício - Foto: Da Redação

Em um ano, mais de 1,7 milhão de famílias compostas por um único integrante foram retiradas da lista de beneficiários no Bolsa Família após revisão do Cadastro Único.

As remoções são referentes à inconsistência de cadastro de pessoas que estavam recebendo o benefício irregularmente ou integravam uma família maior, mas fizeram a opção indevida pela divisão do cadastro. Durante o governo Bolsonaro, o número de famílias unipessoais disparou, indo de 2,2 milhões no final de 2021 para para 5,8 milhões no início de 2023.

Tudo sobre Economia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Após a regularização, cerca de 400 mil continuam recebendo o benefício como dependentes em uma família maior. Um ano depois da força-tarefa criada para regularizar o cadastro, o número de unipessoais dentro do Bolsa Família caiu a 4,15 milhões em dezembro do ano passado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O governo considera este um dado relevante para atestar que o objetivo final da revisão não é cortar benefícios, mas sim manter informações fidedignas em uma base que serve de referência para mais de 30 políticas sociais no Brasil.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Benefício Bolsa Família Famílias unipessoais Governo Bolsonaro irregularidades benefício regularização cadastro revisão Cadastro Único

Relacionadas

Mais lidas