Vendas do varejo baiano fecham 2022 em queda, aponta IBGE
Queda de vendas do varejo baiano cai pelo terceiro ano seguido
Em dezembro de 2022, as vendas do varejo na Bahia recuaram 1,0% em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais (que desconsidera, por exemplo, os efeitos de eventos recorrentes como a Black Friday e o Natal). Foi o terceiro resultado negativo seguido nessa comparação com o mês imediatamente anterior, conforme os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.
Além disso, com o resultado de dezembro, o comércio varejista da Bahia encerrou o ano de 2022 com um volume de vendas ainda 9,2% abaixo do patamar verificado em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19.
Frente ao mesmo mês de 2021, em dezembro/22 as vendas estado tiveram crescimento de 1,3%, mostrando um segundo resultado positivo, depois de sete quedas seguidas nesse confronto com o mesmo mês do ano anterior.
O desempenho do varejo baiano também foi melhor que o nacional (0,4%), mas apenas o 15º entre as 27 unidades da Federação, 17 das quais também registraram avanços das vendas, na comparação dezembro 22/ dezembro 21.
Com a predominância de resultados negativos ao longo do ano passado (no confronto com 2021, foram registradas quedas das vendas em 9 dos 12 meses), o varejo da Bahia fechou 2022 com um recuo acumulado de 3,4%.
Foi o terceiro resultado anual negativo consecutivo para o comércio baiano, que já havia se retraído em 2020 (-4,3%) e 2021 (-0,6%). Além disso, foi a terceira queda mais intensa entre os estados, acima apenas das verificadas em Pernambuco (-4,1%) e no Rio de Janeiro (-3,5%).
No Brasil como um todo, o volume de vendas do varejo cresceu 1,0% em 2022, frente a 2021, com altas em 20 das 27 unidades da Federação, lideradas por Paraíba (13,9%), Roraima (11,1%) e Mato Grosso (8,5%).