EDUCAÇÃO
A TARDE Educação realiza contação de histórias em Simões Filho
Atividade celebra o Dia do Livro Infantil com obra sobre meio ambiente
Por Redação

Em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta sexta-feira, 18, o Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE, promoveu uma contação de histórias para os estudantes da Educação Infantil no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Frei Arnold Stock, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.
Leia Também:
A atividade cativou os pequenos com a história “Amendoim, a tartaruguinha encantada”, da professora, escritora e contadora de histórias, Palmira Heine. A obra aborda temas como o meio ambiente e a preservação da natureza, conteúdos que dialogam com as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. O vídeo completo da ação pode ser conferido no perfil @atardeeducacao, no Instagram.
“A oralidade é a fonte da criatividade, permite a interação com o público, a participação dos ouvintes e a preservação de nossos saberes. Foi gratificante ver a participação das crianças, os olhos atentos e curiosos. Mais uma experiência enriquecedora”, destacou Palmira.
A ação integra os eixos Socioemocional e Socioambiental do A TARDE Educação e tem como foco o desenvolvimento integral das crianças. Segundo a pedagoga do A TARDE Educação, Emily Figueiredo, a iniciativa estimulou a linguagem, memória, raciocínio lógico e criatividade.
“A contação de histórias na educação infantil abordou temas como empatia, sustentabilidade, preservação do meio ambiente e descarte correto de resíduos sólidos, favorecendo o entendimento das emoções, a expressão saudável e a consciência ambiental, essenciais para o crescimento social, emocional e responsável das crianças”, explicou.
De acordo com a gestora da unidade, Maria José de Castro Lima, o CMEI Frei Arnold Stock realiza anualmente um projeto voltado à leitura, utilizando diversas estratégias para estimular o gosto pelos livros desde cedo. Entre as ações, estão: contação e reconto de histórias, manuseio de livros, dramatizações, convite a familiares para contarem histórias da infância, visitas a espetáculos infantis e produção de livros autorais pelos alunos.
“Todas estas estratégias trazem uma motivação para as crianças participarem das propostas lançadas pelo professor, o que traduz consequentemente no avanço do aprendizado”, destacou.
Durante a visita, as crianças também participaram de uma roda de conversa e sorteio de livros, o que contribuiu para estimular ainda mais o interesse pela leitura.
Para a pedagoga e gerente de Inovação da Educação, Jandiara Bitencourt, a contação de histórias é essencial na Educação Infantil por atuar diretamente no desenvolvimento das crianças, tanto do ponto de vista cognitivo quanto emocional.
“A contação de história promove o desenvolvimento dessas habilidades, estimula a autoestima, a criatividade, o senso crítico, proporciona a oralidade e desperta uma visão de mundo [...] Esses sentimentos são somatizados por todo decorrer da vida de cada educando, pois a formação envolve a experiência adquirida no cotidiano”, ressaltou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes