EDUCAÇÃO
Evento ‘Trampos do Futuro’ promove inserção de jovens no mercado de trabalho
Encontro acontece até quinta-feira, 20, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo
Por Loren Beatriz

O evento “Trampos do Futuro: arte, cultura e educação”, realizado pelo Itaú Educação e Trabalho, organização da Fundação Itaú, reuniu nesta quarta-feira, 19, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, especialistas, empresas e jovens para debater e criar oportunidades de inserção produtiva no mundo do trabalho.
Entre os destaques do encontro, a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), reafirmou a importância de conectar adolescentes e jovens a oportunidades de emprego e formação profissional.
Ativo desde 2020, o programa promove a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade por meio de parcerias com empresas, organizações da sociedade civil e governo em diferentes níveis.

O oficial de educação do Unicef e coordenador do 1MiO, Gustavo Heidrich Oliveira, ressaltou que o Brasil conta com cerca de 50 milhões de jovens entre 15 a 29 anos, o que reforça a urgência de políticas públicas eficazes para garantir acesso à educação básica, à formação profissional e a oportunidades de trabalho decente.
“A gente está aqui junto com o Itaú Educação e Trabalho, que tem uma atuação de bastante tempo na produção de evidências, na geração de estudos, pesquisas e atividades relacionadas a essa agenda no Brasil. O Unicef está aqui apoiando esse evento para trazer essas oportunidades, para trazer essa discussão das políticas públicas, dos programas, para os jovens se inserirem no mundo do trabalho”, disse.

A gerente de relacionamento com o setor privado na iniciativa 1MiO, Lívia Félix de Matos, destacou a relevância de eventos como este para conectar os jovens com oportunidades reais.
“A gente escuta muito falarem que o jovem não está interessado, que o jovem não quer aproveitar as oportunidades, mas será que a gente pensa também que essas oportunidades não estão sendo visualizadas por eles? Eventos como esse trazem o jovem para o protagonismo, para a gente conectá-los com oportunidades de empregabilidade e de formação [...] É fundamental que a gente abra essa discussão e que a gente a promova cada vez mais, trazendo parceiros de todos os setores para apoiar a inclusão socioprodutiva de jovens em situação de vulnerabilidade”, disse.
Além das discussões e conexões promovidas, o evento também contou com uma ação especial realizada pelo Instituto Coca-Cola Brasil, oferecendo aos jovens a oportunidade de tirar fotos profissionais para incluir em seus currículos e perfis no LinkedIn.

“Quando a gente fala sobre entrar no mercado de trabalho, a gente tem todos os desafios de tentar se mostrar da melhor versão, não é? Há 25 anos, a gente vem também fazendo esse trabalho de empoderar economicamente os jovens e também fazer com que eles possam ser encaminhados para o mercado de trabalho. Então, aqui [no evento] a gente vem fazendo um trabalho para também conectar esses jovens direto no mercado de trabalho e fazer com que eles possam ter a tão sonhada vaga de emprego”, afirmou Rafael Nascimento, gerente de comunicação e marketing do Instituto.
Para a estudante Mirella Carvalho, 17 anos, a iniciativa foi inspiradora. “Eu achei essa iniciativa muito legal porque inspira novos jovens a ingressarem no mercado de trabalho e também transmite um grande apoio para dar um norte para a gente de como é a melhor forma da gente conseguir seguir a nossa carreira profissional”, ressaltou.

A importância de criar oportunidades concretas para os jovens também foi reforçada pelo Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, que destacou a necessidade de refletir sobre a formação dos jovens diante das transformações no mercado de trabalho.
“Temos muita preocupação de olhar para o mundo e olhar para as juventudes e se fazer algumas perguntas do tipo: os jovens estão tendo oportunidades de formação que dialogam com as transformações do mundo? [...] Infelizmente muitas vezes a resposta que a gente tem para nós mesmos é que eles não estão tendo tantas oportunidades assim de se prepararem para o que vem por aí [...] Mas existem certas competências, existem certas características da formação que a gente pode fazer na nossa vida educacional que preparam sim a gente até pro desconhecido”, pontua.
João Alegria acrescentou ainda que o evento “Trampos do Futuro: arte, cultura e educação”, não é um ponto final, mas um passo dentro de um processo contínuo de engajamento.
“Esse é um evento em que as pessoas se encontram, celebram, conversam sobre isso, encontram pessoas que eles não conheciam e, portanto, vão ampliando as redes [...] O evento é um disparador. É um daqui pra frente, né? Poxa, encontrei coisas bacanas aqui, mas daqui eu vou seguir, daqui eu já sei que tem um caminho por ali ou pelo outro lado, né? Então o evento tem muito esse papel de criar essas oportunidades da gente se aproximar das coisas, encontrar alguns caminhos que vão te levar a outros caminhos e por aí vai”, concluiu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes