EDUCAÇÃO BÁSICA
Na Semana Nacional de Ciência, governo da Bahia entrega 78 mil tablets
Jerônimo Rodrigues participou do evento ao lado da ministra Luciana Santos
Por Da Redação

No encerramento da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no bairro da Graça, em Salvador, nesta sexta-feira, 18, o governador Jerônimo Rodrigues junto com a ministra da ciência, tecnologia e inovação, Luciana Santos, autorizou o decreto que institui o Programa de Promoção, Popularização e Difusão da Ciência, o PopCiência Bahia. A iniciativa pretende tornar o conhecimento científico, tecnológico e de inovação mais acessível à juventude da rede estadual.
Leia mais:
>>A TARDE Educação realiza formação continuada em Lençóis
>>Projetos artísticos de estudantes da rede estadual ganham visibilidade na Flica
>>A TARDE Educação promove formação continuada em cidade baiana
Jerônimo entregou mais de 78 mil tablets destinados a Educação Básica. Foram aplicados R$ 78,2 milhões, beneficiando estudantes da 1ª série do Ensino Médio e professores, promovendo o uso do Diário de Classe Digital nos 27 Territórios de Identidade.
“Uma agenda de encerramento de um ciclo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aqui na Bahia. A Secti [Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação] percorreu o estado fazendo agendas em quilombos, em aldeias, em escolas, escolas rurais, dialogando inclusive com empresários, com empreendedores, tentando mostrar que a ciência está no dia a dia da gente. Aproveitamos e fizemos entregas, por exemplo, entrega de tablets para que os estudantes da rede estadual possam ter facilidade de acessar tecnologias”, destacou o governador.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, explica que, além de equipar as unidades com tecnologia para fortaleçer a inclusão digital e promover uma educação pública mais moderna e acessível para os estudantes, essas iniciativas têm como objetivo fortalecer a produção científica na Educação Básica e no Ensino Superior.
“Esta é uma entrega muito significativa para a Bahia. Nossos estudantes estão produzindo ciências e a gente consegue ver isso aqui, na prática, visitando vários estandes com produção dos estudantes e vendo eles serem premiados em feiras internacionais. Este é um momento muito especial para nós, porque a gente aqui consegue ver concretamente essa produção. E, para coroar todo esse processo, hoje estamos homologando a resolução da Iniciação Científica na Educação Básica e Superior da Bahia, construída entre a Secretaria da Educação, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação e coordenada pelo Conselho Estadual da Educação, para que a gente possa implementar e dar mais visibilidade à ciência e à inovação”, destacou.
Maria Eduarda Santos Souza, 18 anos , estudante do 3º ano do Colégio Estadual de Tempo Integral de Casa Nova, no município de Casa Nova, expressou entusiasmo com a iniciativa. “É muito significativo participar deste evento. Aqui estão acontecendo várias trocas com pessoas de diferentes lugares. Nós estamos apresentando o nosso projeto intitulado 'Pomada anti-inflamatória à base da umburana de cheiro' e falando de muitas plantas da nossa caatinga, que tem vários princípios ativos e que são muito importantes para a saúde. Hoje, também, está acontecendo a entrega dos tablets para estudantes da rede pública, algo muito necessário, pois assim vão conseguir desenvolver melhor os estudos e se beneficiar com essa tecnologia que muitos não possuem”.
Ainda no evento, o governador autorizou a publicação da homologação da Resolução CEE-BA 162/2024, que estabelece as diretrizes curriculares para a educação científica nas instituições de ensino que integram o sistema estadual. A iniciativa visa aprimorar a formação dos estudantes, promovendo uma educação mais integrada e de qualidade, que estimule o pensamento crítico e a curiosidade científica, preparando melhor os jovens para os desafios do futuro.
O governador também assinou um convênio autorizando a ampliação e modernização do Centro Multiusuário de Análises Integradas em Agricultura, Alimentos, Saúde e Meio Ambiente (CEMA). O objetivo é apoiar a infraestrutura de pesquisa no Brasil, por meio da aquisição de equipamentos e adaptações de espaços físicos. O investimento total é de mais de R$ 6 milhões. Os municípios beneficiados pelo convênio incluem Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, e a duração do projeto será de 36 meses.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes