POLÍTICA
Secretários exaltam papel da iniciação científica na educação
André Joazeiro e Rowenna Brito participam de evento no Museu de Arte Contemporânea
Por Gabriela Araújo e Cássio Moreira
Os secretários estaduais de Ciência e Tecnologia, André Joazeiro, e Educação, Rowenna Brito, exaltaram, nesta sexta-feira, 18, o papel da iniciação científica no processo de formação dos estudantes dentro das escolas. Os dois estão presentes na agenda que acontece no Museu de Arte Contemporânea.
Leia mais
>> TSE cassa mandato de Fernando Torres em Feira de Santana
>> Bastidores aquecem de olho no comando da câmara de vereadores de Feira de Santana
>> Mais deputados anunciam apoio a Adolfo Menezes para reeleição na Alba
Segundo Joazeiro, que participa do evento em que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) autoriza a resolução das diretrizes curriculares para a Educação Científica nas unidades de ensino do estado, a iniciativa é essencial para fazer com que os estudantes possam alçar voos maiores, como mestrados e doutorados, quebrando também a ideia de que o ambiente científico deve ser ocupado apenas por uma 'elite'.
"A educação científica curricular, que o governador vai anunciar hoje, elá já é diferente, é para todo mundo. Todos os alunos vão fazer a educação científica, o professor está remunerado para poder fazer esse trabalho. As escolas hoje, as 500 escolas que estão sendo construídas novas do governo, elas têm laboratório de química, física, informática, e a Secti está entrando com laboratórios de audiovisual e games, e robótica. É uma estrutura muito completa de laboratórios", iniciou Joazeiro, que continuou.
"A gente está formando para o mercado de trabalho como qualquer outro aluno. O meu foco é formar para metrado e doutorado, que sempre foi um lugar da elite, não da periferia e do interior. Esse aluno do ensino médio sempre achou que a ciência não era lugar para ele, porque ele olha uma referência colocada como Einstein, ele é homem, branco e genial, e essa genialidade afasta ele da possibilidade", pontuou.
Rowenna Brito, que foi estudante da rede estadual de ensino, ressaltou a importância dos investimentos, no campo estrutural e no incentivo, para que a educação científica se torne uma realidade na vida dos alunos.
"Eu estudei no ensino médio da rede estadual, e a gente não produzia ciência quando estudei. Hoje a gente está com os estudantes ganhando prêmios internacionais, produzindo ciência no ensino médio. A gente está investindo nos laboratórios na estrutura física, na entrega de tablets para a pesquisa, e com professores para que a gente possa fazer esse grande casamento", explicou a secretária de Educação.
Rowenna Brito ainda celebrou a entrega de tablets para estudantes do ensino médio, que também acontece nesta sexta, 18.
"É a segunda etapa da entrega dos tablets. Entregamos no início do ano passado 138 mil tablets para nossos estudantes da segunda série do ensino médio, e agora começa a segunda etapa, vamos entregar aos estudantes da primeira série, a gente entrega 78 mil tablets, e no início do ano a gente continua com a terceira fase de entregas de tablets. Entrega também para os professores, utilizando como diário digital [...] Investimento real chegando nas unidades escolares", pontuou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes