Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ENGAJADOR

Olimpíada Canguru de matemática recebe inscrições até 15 de março

Desafio do concurso é ensinar que aprender matemática pode ser muito divertido

Por Ian Peterson*

28/02/2024 - 6:00 h
Hanna Barbosa, aluna medalhista do Colégio Militar de Salvador em 2023
Hanna Barbosa, aluna medalhista do Colégio Militar de Salvador em 2023 -

As Olimpíadas Canguru de Matemática estão chegando e estudantes de escolas públicas e particulares que ainda não estão inscritos devem correr para garantir sua participação e para se preparar para mostrar seus conhecimentos em matemática para todo o Brasil.

As inscrições para o concurso estão abertas até o dia 15 de março. As aprovas acontecem no dia 21 de março. A Ceo da UpMat, Cristina Diaz, explica como as escolas devem fazer as inscrições com taxa única. “As escolas devem entrar no nosso site Canguru de matemática brasil.com.br e cadastrar a escola; neste momento não é necessário informar os alunos que participarão do concurso apenas cadastramento das escolas”.

“A matemática, ela é uma das disciplinas mais temidas pelos alunos das escolas. Então a gente trabalha as provas de um jeito muito lúdico, o objetivo é mostrar uma matemática super engajadora e que não é um bicho-papão”, explica ela sobre o concurso..

A aplicação das provas pode ser realizada de forma presencial, na própria escola em papel, ou online, esta última utilizada por cerca de um terço dos participantes em 2023. A expectativa é continuar ampliando o número de participantes, visando ultrapassar os 1,5 milhão de alunos em 2024.

Em 2023, a Bahia garantiu a sexta posição entre as regiões de melhor desempenho no Concurso Canguru de Matemática. O estado demonstrou um aumento consistente na participação, com um total de 17.369 estudantes envolvidos. Além disso, as escolas da Bahia conquistaram 2.124 medalhas

Desafios divertidos

A Hanna Barbosa, de 16 anos, foi uma das medalhistas baianas na edição passada, pelo Colégio Militar de Salvador, e destaca a dinâmica e diversão proporcionadas pelas olimpíadas. “Elas expandem a visão e oportunidades de entender como conectar os conhecimentos, muitas vezes indo além dos materiais didáticos tradicionais.”

Segundo ela, a matemática se torna desafios divertidos, e isso ajuda a enxergá-la de uma maneira mais ampla e interessante”. Conta ela sobre como a Olimpíada acabou mudando a visão dela sobre a matéria.

E empolgada ela contou a sensação de premiada. “Foi uma surpresa! A gente costuma tanto se subestimar ou até mesmo desacreditar no esforço que a gente teve. Mas o importante é sempre tentar”, conta ela.

Hanna deixou dicas campeãs para quem vai participar este ano da prova. “A prática sempre será sua amiga. É muito melhor obter o resultado pelo seu próprio potencial do que duvidar de si mesmo durante a prova. A confiança faz toda a diferença”, indica.

O professor, Cleber Assis, um dos lecionadores de Hanna em edições passadas, fala do papel do professor nesse processo. “É necessário que os alunos tenham uma preparação a mais para essas Olimpíadas”, conta.

“O desafio é mostrar para o estudante que mesmo sem muita aptidão, ele pode vir fazer olimpíada de matemática e se divertir também”, conclui.

*Sob a supervisão da jornalista Hilcélia Falcão

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

concurso Depoimentos Desafios desempenho dinâmica escolas estudantes inscrições Ludicidade matemática Olimpíada Canguru de Matemática preparação provas resultados

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Hanna Barbosa, aluna medalhista do Colégio Militar de Salvador em 2023
Play

Bahia teve 100% de alunos do 3º ano inscritos no Enem, diz ministro

Hanna Barbosa, aluna medalhista do Colégio Militar de Salvador em 2023
Play

Professores municipais de Porto Seguro cobram pagamento de precatórios

Hanna Barbosa, aluna medalhista do Colégio Militar de Salvador em 2023
Play

Como a folha da goiabeira se transformou em protetor solar

Hanna Barbosa, aluna medalhista do Colégio Militar de Salvador em 2023
Play

Lore Improta chama a atenção da filha: "Você brigou na escola?"

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA