Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO

Seduc de Camaçari destaca práticas antirracistas após tema do Enem ser divulgado

Rede municipal de ensino implementa ações que valorizam a herança africana e combatem o racismo

Da Redação

Por Da Redação

07/11/2024 - 20:04 h | Atualizada em 08/11/2024 - 15:51
Equipe Técnica de Camaçari participa de Formação da Associação Bem Comum para as Relações Etnico-Raciais
Equipe Técnica de Camaçari participa de Formação da Associação Bem Comum para as Relações Etnico-Raciais -

Em destaque na imprensa brasileira por ter sido o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” já vem sendo pauta de discussões profundas, formações regulares e de ações efetivas na Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.

Desde a composição da grade de programação da Jornada Pedagógica 2024, até a seleção e distribuição de materiais didáticos para utilização pelas escolas, diversas iniciativas evidenciam os esforços e os avanços do movimento de implementação da educação antirracista nas unidades de ensino.

Tudo sobre Educação em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.
Secretária de Educação, Neurilene Martins
Secretária de Educação, Neurilene Martins | Foto: Divulgação/Seduc Camaçari

Para a secretária de Educação (Seduc), Neurilene Martins, ao escolher esse tema para a redação do Enem 2024, o Ministério da Educação (MEC) atesta a importância dessa reflexão, bem como da adoção de práticas contínuas que endossam o reconhecimento às contribuições culturais e intelectuais das ancestralidades africanas e de afro-brasileiros contemporâneos na construção de uma sociedade melhor.

“É um tema que está na pauta da Seduc. A Jornada Pedagógica 2024 exemplifica isso, pois trouxemos personalidades cujos trabalhos instigam essa reflexão na sociedade. Através do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-raciais, também promovemos abordagens que repercutem nessa valorização que é essencial para uma sociedade mais equânime”, afirmou.

Responsável pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-raciais da Seduc, o professor Edmario Ferreira elenca outras ações desenvolvidas na rede e que representam passos significativos na implementação de uma educação antirracista no município.

Leia também:

>>> Vídeo: Professora é aclamada após acertar tema da redação do Enem

> >> Educação antirracista prepara para a vida e para o ENEM

Jornada Pedagógica 2024
Jornada Pedagógica 2024 | Foto: Divulgação/Seduc Camaçari

Entre as participações na Jornada Pedagógica 2024 estão a do membro fundador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unicamp, o historiador Natanael dos Santos, que, com apoio do Quinteto Griô, ministrou a palestra musicada Trajetória do Africano em Território Brasileiro; e o ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura pelo livro “Namíbia Não!”, o ator, dramaturgo, roteirista, apresentador do programa Conexão Bahia da Rede Bahia, Aldri Nascimento, que comandou uma interessante roda de conversa. Também houve painéis dedicados a outras obras literárias que abordam essa temática, bem como a distribuição dos livros “Pequeno Manual Antirracista” e “Pretamorphosis: biografia não autorizada de um ex-branco”.

As literaturas distribuídas nas escolas da rede municipal também instrumentalizam e fortalecem esse movimento por uma educação antirracista. Obras como “Minha África Brasileira e os Povos Indígenas”, da Griô Educacional; “Torto Arado”, do premiado escritor baiano Itamar Vieira Junior; “Pequeno Manual Antirracista”, de filósofa, professora e militante feminista e antirracista Djamila Ribeiro; passaram a compor os acervos das unidades de ensino, sendo utilizados em diversas atividades interdisciplinares.

O conteúdo dos novos cadernos pedagógicos é entrelaçado por referências à educação racista, a começar por um de seus textos introdutórios, que traz o título “Consciência e praxis para acabar com o racismo”. O material propõe aos professores a promoção de um processo educativo que traga informações sobre a história dos povos indígenas e africanos, por muito tempo silenciada, apresentando “suas criações intelectuais, políticas e artísticas”. No escopo, novas referências aparecem, a exemplo da atividade que propõe leitura e reflexão sobre o Quilombo de Cordoaria, localizado em Camaçari.

Um dos seis volumes que compõem o novo Referencial Curricular de Camaçari, intitulado “Transversalidades Fundantes, Ampliadas e Formacionais e Modalidades da Educação Básica”, orienta práticas pedagógicas propositivas nas escolas, para repercutir fora delas. Um dos itens que este volume apresenta é “Elementos para a construção de uma educação antirracista: tecendo o currículo”. Nele, há os seguintes subitens: Colonialismo, Raça e Racismo no Brasil; Educação e Suas Interfaces com o Racismo; e A Importância da Educação Antirracista: Construindo o Currículo. São informações relevantes que inspiram e direcionam o trabalho do professor na implementação da educação antirracista.

Com o tema “O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”, os Desfiles Cívicos 2024 oportunizaram a exposição de diversos conteúdos do projeto pedagógico trabalhado nas escolas. Isso também inclui a Educação Antirracista, resultando em alas temáticas que transmitiram para os espectadores, através das performances dos alunos, por meio de diversas linguagens artísticas, o repúdio ao racismo e o clamor por uma sociedade pautada pelo respeito às diferenças e pela equidade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Ações camaçari combate ao racismo Educação enem 2024 herança africana

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Equipe Técnica de Camaçari participa de Formação da Associação Bem Comum para as Relações Etnico-Raciais
Play

Webinar debate educação, mineração e sustentabilidade nesta quarta

Equipe Técnica de Camaçari participa de Formação da Associação Bem Comum para as Relações Etnico-Raciais
Play

Bahia encerra 2024 com recorde no Enem e foco na aprendizagem para 2025

Equipe Técnica de Camaçari participa de Formação da Associação Bem Comum para as Relações Etnico-Raciais
Play

Bahia teve 100% de alunos do 3º ano inscritos no Enem, diz ministro

Equipe Técnica de Camaçari participa de Formação da Associação Bem Comum para as Relações Etnico-Raciais
Play

Professores municipais de Porto Seguro cobram pagamento de precatórios

x