Venezuela, Bolívia e Cuba lideram cursos com médicos reprovados no Rev | A TARDE
Atarde > Educação

Venezuela, Bolívia e Cuba lideram cursos com médicos reprovados no Rev

Os dados foram coletados no portal do Revalida

Publicado terça-feira, 15 de agosto de 2023 às 07:58 h | Autor: Da Redação
Os dados foram coletados no portal do Revalida
Os dados foram coletados no portal do Revalida -

Em busca de cursos mais baratos, brasileiros têm sido atraídos para cursar medicina em outros países sul-americanos. Entretanto, levantamento da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e pela AMB (Associação Médica Brasileira) revela que grande parte dos brasileiros que tentaram a primeira etapa do Revalida em 2023 foram reprovados.

A média de reprovação por país de origem do curso tem na liderança a Venezuela, com 94,6%. O estudo mostra que 92 médicos fizeram a prova de revalidação do diploma para atuar no Brasil e 87 foram reprovados.  Na segunda colocação aparece a Bolívia, 3099 médicos realizaram a prova e 2898 foram reprovados, um percentual de 93,5%. A terceira colocação fica com os médicos formados em Cuba, 300 fizeram a prova e 272 foram reprovados.

Os dados foram coletados no portal do Revalida do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação). O autor do estudo é o professor e pesquisador Mário Sheffer, da Faculdade de Medicina da USP.

Publicações relacionadas