Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ELEIÇÕES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ELEIÇÕES

Aliança entre Bruno e PL avança e será fechada nas próximas semanas

Com a adesão, prefeito de Salvador terá 14 partidos na base para sua reeleição

Eduardo Dias e Fernando Valverde*

Por Eduardo Dias e Fernando Valverde*

22/04/2024 - 15:23 h | Atualizada em 23/04/2024 - 15:59
Imagem ilustrativa da imagem Aliança entre Bruno e PL avança e será fechada nas próximas semanas
-

Como esperado, após a sinalização de apoio e de desistência da candidatura de João Roma do pleito soteropolitano, o PL deve mesmo marchar a favor da reeleição do prefeito Bruno Reis (União Brasil).

A informação foi confirmada pelo próprio Bruno em conversa com a imprensa durante entrega da Unidade de Saúde da Família na Polêmica nesta segunda, 22.

Tudo sobre Eleições em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Estamos praticamente fechados. Ajustando os últimos detalhes para o anúncio e com versas bem avançadas. Com fé em Deus, iremos marchar juntos, caso eu decida ser candidato na próxima eleição", afirmou. Após bater o martelo em relação ao PL, Bruno já terá angariado 14 partidos na base de apoio à sua reeleição.

O vereador Kiki Bispo, líder do governo na Câmara de Salvador, celebrou a parceria, por "uma convergência ideológica natural" e enfatizou que a força do PL na Bahia será de grande ajuda para a reeleição de Bruno.

"O PL é um dos grandes partidos nacionais e que somaria com muita qualidade pelos membros que o compõem. A identidade do conteúdo programático do partido também foi essencial para essa aliança ocorrer, até por sabermos que o PL é totalmente antagônico às pautas de esquerda, então natualmente era uma convergência natural que o PL viesse apoiar a reeleição de Bruno. Vemos com muita alegria e esperamos que a gente possa dar seguimento a esse projeto que vem dando certo na cidade desde 2003", disse em conversa com o Portal A TARDE.

Com apenas dois vereadores na Câmara, Alexandre Aleluia e Isnard Araújo, o PL ganhou grande tração nas eleições de 2022, na esteira da votação expressiva do então presidente Jair Bolsonaro, ao eleger quatro deputados estaduais, Diego Castro, Leandro De Jesus, Raimundinho da JR e Vitor Azevedo, e três federais, Roberta Roma, Capitão Alden e João Carlos Bacelar.

Aliança

A associação com o partido, e possivelmente ao nome do próprio Bolsonaro enquanto Salvador mostrou-se um reduto petista na eleição presidencial da qual o presidente Lula saiu vitorioso, não preocupa Kiki. De acordo com ele, a municipalização do período eleitoral sempre teve características próprias na capital baiana e permite que forças de espectros opostos pontuem bem em um mesmo pleito.

"A eleição é extremamente municipalizada e o histórico de Salvador deixa isso claro. O PT nunca ganhou uma eleição na nossa cidade e não terá candidato esse ano, já que o candidato é do MDB. E mesmo com Lula com quase 70% dos votos em Salvador nas eleições presidenciais, tivemos nosso candidato, ainda que derrotado no estado, com uma margem de 65%. Isso deixa claro que o povo sabe separar uma coisa da outra e que a interferência no âmbito nacional irá beirar zero", pontuou.

O deputado Leandro De Jesus, um dos políticos mais ativos do partido na Bahia, também confirmou o avanço na aliança e que espera que as próximas reuniões, onde o partido apresentará pontos programáticos para a gestão, sirvam para fechar a questão.

"De fato esse apoio está bastante avançado. Os pontos que faltam não são questões de divergências, mas sim a apresentação dos pontos que defendemos para a próxima gestão. Pontos que dizem respeito à gestão em si e que são importantes para o PL", pontuou ao A TARDE.

"São apenas detalhes, que serão apresentados, para esse fechamento [da aliança], no sentido de consolidar e anunciar oficialmente o apoio à reeleição do prefeito Bruno Reis".

*Com colaboração de Lula Bonfim

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Ministro do TSE adia julgamento do processo de Jânio Natal

Play

Em medida inédita, SSP testa drones para segurança no 2° turno

Play

“Salvador merece muito mais”, diz Bruno Reis após vitória

Play

Duque de Caxias tem votação tranquila, mas sujeira nas ruas assusta

x