Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ELEIÇÕES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ELEIÇÕES

Justiça de Santo Estêvão julga pedido de cassação da candidatura de Tiago da Central

Denúncia detalha o uso de uma empresa de fachada que teria sido utilizada para emitir notas fiscais fraudulentas sem prestação de serviços

Por Flávia Requião

06/10/2024 - 8:57 h
Tiago está na mira da Justiça
Tiago está na mira da Justiça -

A coligação "União do Povo de Santo Estêvão" ingressou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o candidato a prefeito Tiago da Central (União Brasil), e outros cinco envolvidos, incluindo o vice de sua chapa, Carlinhos da LM.

Leia mais
>> Eleições: Eleitores chegam cedo no PAF 1 da UFBA, em Ondina

A medida, apresentada à 143ª Zona Eleitoral de Santo Estêvão, alega um esquema fraudulento de desvio de recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do Fundo Partidário, o que configura abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos.

A denúncia detalha o uso de uma empresa de fachada, a SHEICK Comércio & Serviços de Apoio Administrativos Ltda, pertencente a Maria Fernanda Oliveira Lopes, filha de Valdemir da Silva Lopes, contador e administrador financeiro da campanha de Tiago. A empresa teria sido utilizada para emitir notas fiscais fraudulentas, sem prestação de serviços, repetindo o mesmo esquema flagrado em 2022, quando Tiago foi candidato a deputado estadual.

Leia mais
>> Jerônimo oficializa gratuidade de ônibus intermunicipal neste domingo

Além de Tiago e Carlinhos da LM, a ação também atinge as candidatas a vereadora Romilza Albino de Souza, Maria da Conceição Barreto dos Santos e Risomar Santos Soares, que teriam recebido recursos do FEFC de forma irregular.

Cada uma das candidatas teria sido beneficiada com R$ 29.437,50, correspondendo a 99,67% dos recursos destinados às suas campanhas, sem comprovação de atividades eleitorais. Enquanto isso, os candidatos masculinos da mesma coligação não receberam qualquer verba pública, o que indica um esquema de desvio e simulação de campanha.

Cassação

A empresa SHEICK já havia sido usada nas eleições de 2022, quando recebeu 42% dos recursos da campanha de Tiago. Naquele ano, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) desaprovou suas contas e determinou o ressarcimento de valores, ressaltando o uso de notas fiscais fraudulentas e a falta de comprovação de serviços prestados.

Agora, em 2024, 32% dos recursos da campanha de Tiago da Central (R$ 95.565,00) foram novamente destinados à SHEICK, sem evidências de serviços realizados. Além disso, não há qualquer prestação de contas parcial das candidatas beneficiadas, reforçando as suspeitas de fraude e ocultação de gastos.

Leia mais
>> Mais de 11 milhões de pessoas estão aptas a votar na Bahia

A ação pede a cassação do registro ou diploma de todos os envolvidos, incluindo Tiago da Central e os candidatos a vereador mencionados, além da inelegibilidade por oito anos.

Também é solicitada a nulidade de toda a chapa proporcional do União Brasil, por fraude ao sistema de cotas de gênero, dado que os recursos destinados às candidatas foram usados de forma irregular. Caso o TRE julgue procedente a ação, essa decisão pode afetar diretamente a disputa eleitoral de Santo Estêvão.

A coligação também pede o bloqueio imediato dos recursos remanescentes nas contas de campanha e da empresa SHEICK, além da quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático dos representados, para investigar a origem e o destino dos valores.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Tiago está na mira da Justiça
Play

Ministro do TSE adia julgamento do processo de Jânio Natal

Tiago está na mira da Justiça
Play

Em medida inédita, SSP testa drones para segurança no 2° turno

Tiago está na mira da Justiça
Play

“Salvador merece muito mais”, diz Bruno Reis após vitória

Tiago está na mira da Justiça
Play

Duque de Caxias tem votação tranquila, mas sujeira nas ruas assusta

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA