Busca interna do iBahia
HOME > ENTRETENIMENTO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MELHOR SEGUNDA

"Ficou 1 andorinha só fazendo verão", reflete Xanddy sobre pagode raiz

Cantor defende a preservação do samba de roda

Iarla Queiroz e Luiza Nascimento

Por Iarla Queiroz e Luiza Nascimento

04/01/2026 - 18:25 h | Atualizada em 04/01/2026 - 20:08

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Imagem ilustrativa da imagem "Ficou 1 andorinha só fazendo verão", reflete Xanddy sobre pagode raiz
-

A pré-Melhor Segunda-Feira do Mundo, evento de Xanddy Hamornia que antecede um dos ensaios de verão mais aguardados de Salvador, acontece neste domingo, 4, na Concha Acústica, e é aberta ao público. Na ocasião, durante entrevista coletiva, o artista refletiu sobre o pagode antigo e da nova geração.

Em resposta ao portal A TARDE, o cantor afirmou que, desde o início da carreira, tem trabalhado na intenção de manter o gênero da forma tradicional, focado no samba de roda, como aprendeu com grupos como É o Tchan, Terra Samba, Bom Balanço e Gang do Samba.

Tudo sobre Entretenimento em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"De alguns anos para cá, eu tenho feito isso com mais intensidade ainda, para que a nova geração realmente seja impactada, porque parece que ficou uma andorinha só fazendo o verão", explicou.

No mês de setembro de 2025, o músico lançou o projeto "Xanddy Samba de Roda", iniciativa que celebra as origens do artista e presta homenagem ao ritmo que marcou o início de sua trajetória musical. O cantor garante que o projeto, além do resgate do samba de roda, tem o intuito de apresentá-lo à nova geração.

Imagem ilustrativa da imagem "Ficou 1 andorinha só fazendo verão", reflete Xanddy sobre pagode raiz
| Foto: Iarla Queiroz / Ag A TARDE

"E tem dado certo. Eu acho que tem muita gente olhando para o que tem sido feito e alguns se espelhando. Eu tenho visto já alguns frutos, alguns resultados. E sempre deixo essa mensagem para essa turma da nova geração: é importante fazer algo que dure para sempre, que nossos tataranetos consigam ouvir, que fique atemporal. Não pode ser algo feito agora só pensando no imediatismo, na coisa do sucesso, porque a gente sabe que muitas dessas músicas acabam sendo descartáveis", afirmou.

Realização na Concha Acústica

Esse ano, o evento acontece na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, pela primeira vez na história. A festa oficial é na segunda-feira, 5, mas Xanddy decidiu fazer um ensaio aberto, com a presença de Ivete Sangalo, após pedido do público.

O espaço, que é tradicionalmente conhecido por receber artistas de fora ou que cantem MPB, será palco de um show de pagode. Para o cantor, que gravou o primeiro DVD da carreira do local, em 2005, poder voltar a ocupar a Conha é a realização de um sonho.

"A Concha é um lugar muito especial e eu fico muito feliz em poder retornar reviver tudo isso e tornar isso importante também [...] Teve uns artistas que me disseram 'Poxa, eu nunca tinha vindo aqui na Concha, eu não conhecia a Concha' e estão maravilhados", concluiu.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Concha Acústica cultura musical ensaios de verão Pagode samba de roda Xanddy Hamornia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Bruna Marquezine chega a Salvador para carnaval com Shawn Mendes

Play

Claudia Leitte revela tática espiritual para lidar com críticas

Play

Marina Sena se manifesta após Juliano Floss ser confirmado no BBB 26

Play

Bruna Marquezine e Shawn Mendes dão beijão no Ano Novo; vídeo

x