ENTENDA DOENÇA
O que é miocardite aguda, condição que fez Raquel deixar A Fazenda?
Médica revela ao Portal A TARDE que doença é mais comum em crianças e jovens
Por Luiz Almeida
Raquel Brito, de 23 anos, foi desclassificada de A Fazenda 16, da Record, nesta semana, depois de passar mal durante uma prova e ser hospitalizada. Nesta sexta-feira, 11, um boletim médico revelou o diagnóstico da baiana: miocardite aguda, que é uma inflamação do tecido muscular do coração.
Leia Mais:
>>> Davi Brito revela quando Raquel voltará para Salvador após internação
>>> Problema de saúde de Raquel Brito é revelado; saiba detalhes
>>> Internada, Raquel Brito volta a falar sobre saúde
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) declara que o miocárdio, onde ocorre a inflamação, é uma das paredes do coração. Essa parte do órgão é responsável pela sua contração e pelo bombeamento do sangue para o corpo. Quando o órgão não está em boas condições, problemas como arritmias e insuficiência podem ocorrer.
Em entrevista ao Portal A TARDE, a cardiologista Ana Marice Ladeia explicou que esta miocardite aguda é "algo que aconteceu de forma mais recente e de curta duração no paciente", podendo variar em função da gravidade da doença. A médica destacou que há quadros, inclusive, de morte súbita.
"Os sintomas podem ser desde uma alteração do ritmo cardíaco, que pode ser percebido pelo paciente como palpitação, fadiga, cansaço e inchaço nas pernas. O indivíduo pode até, de forma súbita, desenvolver um quadro mais grave que a gente chama de insuficiência cardíaca congestiva, um edema importante, grande aumento de frequência cardíaca, muita falta de ar, entre outros", declarou a professora titular da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.
Os sintomas frequentes da miocardite:
- Dor no peito;
- Batimentos cardíacos anormais;
- Falta de ar;
- Inchaço nas pernas;
- Edemas;
- Aumento no tamanho do fígado;
- Perda de consciência;
- Dores de cabeça, no corpo, na garganta e nas articulações;
- Febre;
- Diarreia.
Ladeia sinalizou que nem todos os quadros começam de forma grave, mas em algumas situações ele pode ser somente percebido quando está em um quadro mais grave. A cardiologista do Sabin Diagnóstico e Saúde também destacou que a fase mais frequente das miocardites são crianças, adolescentes e adultos jovens.
"Essas faixas etárias dos pacientes são as que frequentemente são acometidas pela miocardite. Ela é considerada a doença de jovens", afirmou a especialista.
Ana Marice Ladeia falou que "a maioria dos casos de miocardite aguda é ligada a uma infecção viral, por exemplo foi muito comum ver a miocardite secundária durante a Covid-19. Além disso, porém, podem ter casos em que a secundário é a herpes vírus, outros vírus ou um quadro de infecção bacteriana".
A médica destacou que os tratamentos são variados e apontados a partir da motivação da doença. Eles podem ir desde a um simples repouso até medicamento intravenoso e intervenções cirúrgicas, como o transplante cardíaco. Por isso, ao sentir um dos sintomas, é fundamental consultar um médico.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes