PROMESSA
Bahia: empresário garante permanência de joia da base e busca por titularidade
Meia de 21 anos ganha elogios de Ceni, segue no elenco principal e tenta se firmar no setor mais disputado do Tricolor
Por Téo Mazzoni

Fortalecendo a estratégia de valorizar os 'Pivetes de Aço', o meia Jota surge com a moral elevada junto a comissão técnica do Bahia. Apesar de poucas aparições no time principal, comando pelo técnico Rogério Ceni, o jogador teve seu vínculo estendido até o final de 2027 e deve permanecer no clube, como indica o seu empresário André Cury. Porém, a sua utilização depende da disputa por uma vaga no time com Caio Alexandre, Rezende e Acevedo.
Apesar das poucas oportunidades, o jovem de 21 anos já integra o elenco profissional e seguirá o caminho contrário ao de outro “Pivete de Aço” — Kauã Davi, que também renovou contrato, mas tem saída encaminhada —, permanecendo no Esquadrão em busca de minutagem. Ao menos, é o que garantiu o empresário do jogador, André Cury, ao Portal A TARDE. "Ele fica [no Bahia]!".

Com dez jogos disputados no profissional do Bahia, seja entrando no decorrer de uma partida do elenco principal, ou iniciando em duelos do time alternativo, o jovem Jota é bem quisto pela torcida azul, vermelha e branca.
Em 2025, o meio-campista já disputou cinco partidas com a camisa tricolor, mas foi no confronto contra o Confiança, no dia 4 de junho, que os torcedores voltaram as atenções para o jogador. Apesar da derrota no jogo, Jota se destacou, e após o apito final, celebrou a oportunidade.

"A gente tem que estar sempre jogando o máximo possível. Querendo ou não, nós aprendemos muito nos treinamentos do profissional, no dia a dia, mas chega um momento em que o atleta precisa ter mais minutagem para quebrar uma barreira de aprendizado e evolução”, comentou o atleta.
Além disso, Jota também revelou que o técnico Rogério Ceni mantém contatos frequentes com os Pivetes de Aço: "A gente conversa. Ele (Rogério Ceni) conversa comigo, assim como com todos os atletas que estão subindo. Ele nos acolhe muito bem, mas também cobra bastante, porque sabe do nosso potencial”.

Elogiado por Ceni
Após o bom jogo contra o Confiança, Jota ganhou uma nova oportunidade contra o Náutico — desta vez sob o comando do treinador Rogério Ceni com o elenco principal. Na ocasião, o meio-campista entrou no decorrer da partida, e recebeu elogios do comandante tricolor, que na época, pediu a renovação do jogador.

"Jota foi bem contra o Confiança, por isso ganhou minutos hoje. Entre ele e o Everton para entrar, escolhi ele, e para mim foi o melhor jogador dos que entraram. Elegância, solto, trabalhando bem a bola. Ele tem contrato por vencer no mês que vem, mas vamos exercer a cláusula de renovação até dezembro de 2027. Vai continuar trabalhando com a gente", comentou o técnico do Bahia.

No entanto, apesar dos elogios, e dos contatos frequentes de Ceni com os meninos da base — conforme revelado por Jota —, a busca por espaço no time principal para jogadores da base é sempre um desafio, e com o meio-campista não deve ser diferente.
Potencial de Jota é destacado por Preto Casagrande
Buscando entender como Jota pode conquistar um espaço na equipe de Ceni, uma vez que ele disputa vaga no setor mais prestigiado do Bahia, o Portal A TARDE conversou com Preto Casagrande.
Para o ex-jogador do Esquadrão, mesmo com as poucas oportunidades de ver o jovem em campo, Jota demonstrou muita qualidade quando solicitado: “A gente percebe que é um cara muito bom tecnicamente”.

Segundo Preto, contudo, ainda é preciso observar mais a personalidade e a marcação do jogador. “Querendo ou não, ele atua como primeiro ou segundo homem [...] Então, ele precisa melhorar na recuperação de bolas, ter mais participação na marcação”, comentou.
No entanto, Preto destacou que o esquema de jogo proposto pelo técnico Rogério Ceni pode ser um ponto positivo para Jota conquistar espaço no Tricolor de Aço: “Ele tem um bom passe, tem qualidade técnica, boa estatura [...] Isso pode ajudar ele a se desenvolver no profissional”.
Ainda durante a entrevista, o ex-jogador do Bahia enalteceu a postura do clube ao renovar o contrato do jovem: “Acredito que foi uma boa opção do Bahia ao renovar o contrato dele [...] Hoje, com o suporte do Grupo City, a gente percebe que há mais tranquilidade para os treinadores observarem os jovens com mais calma”.
O Jota pode sim ser um bom nome para o técnico Rogério Ceni
Tudo sobre Jota
- Nome completo: João Victor Broad Moreira Guimarães
- Data de nascimento: 06/02/2004 (21 anos)
- Estado: Bahia
- Pé Dominante: Destro
- Posição: Meio-campista
- Número da camisa: 68
- Chegou ao clube: 02/10/2020
- Partidas como profissional: 10
- Partidas como titular em 2025: 4
- Minutos jogados em 2025: 330
- Estreia profissional: contra o Jequié em 2024 (time alternativo)
Jota teve o contrato renovado em junho
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes