TÊNIS
Baianos conquistam seis títulos na 39ª edição do Bahia Juniors Cup
Evento já contou com a presença de Gustavo Kuerten, o Guga, em 1993
Por Da Redação
Em confrontos emocionantes, a 39ª edição do Bahia Juniors Cup conheceu os seus campeões neste sábado, 16, no Clube Bahiano de Tênis. A competição é uma das mais tradicionais e mais importantes eventos do juvenil do país e dos que mais revelam talentos para o tênis nacional, também contando com atletas internacionais. O evento teve a parceria com a SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.
Na categoria mundial até 18 anos em simples, o troféu ficou com o paranaense João Lago, principal favorito, que superou o baiano Victor Rocha por 6/4 6/2. Rocha se tornou o primeiro baiano desde 2019 na final do torneio. No feminino, a eslovaca Yasmin Vavrova faturou o caneco ao superar a brasileira Livia Daud por 6/2 1/6 6/0.
Leia mais:
>>Dupla de jogadores da Seleção comemora aniversário em Salvador
>>Baiana garante medalha de ouro no Pan-Americano de Ginástica Aeróbica
>>Jogador da seleção uruguaia é suspenso por comentário racista
Na categoria nacional até 12 anos o título ficou com o carioca José Viveiros . No feminino, a pernambucana Alice Guimarães se sagrou campeã. Nas duplas, o baiano João Aquino e o potiguar Felipe Lopes foram os grandes vencedores. Nos 10 anos feminino a pernambucana Giovanna Bezerra faturou o troféu e no masculino Luiz Frugoni foi o campeão.
A Bahia fez história com títulos nas duplas nos 18 anos masculino e feminino com Victor Rocha vencendo ao lado do carioca Juan Etchecoin e Nathalia Tourinho vencendo ao lado de Maria Lopes. Nos 14 anos feminino o troféu ficou com Gabriela Bettoni, seu primeiro título no circuito sul-americano Cosat na carreira, e nas duplas o troféu ficou com Felipe Argolo ao lado de Pedro Trevisan.
"Gostaria de parabenizar todos atletas, treinadores e pais envolvidos. Os títulos dos baianos são uma recompensa a todo o esforço e apoio da SUDESB. Muito gratificante para mim como presidente da Federação Bahiana de Tênis e diretor do torneio ver esses grandes resultados dos atletas do estado em um torneio tão tradicional e internacional e que revelou grandes nomes do nosso tênis", destacou Duda Catharino Gordilho, diretor do evento.
O evento teve cerca de 280 atletas de seis países. Além do Brasil estão representadas a Argentina, Eslováquia, Estados Unidos, Itália e Luxemburgo.
O Bahia Juniors Cup está entre os três maiores juvenis do país. A categoria mundial até 18 anos terá a valiosa pontuação J100. As categorias 16 e 14 anos distribuíram pontuação para o ranking Sul-Americano do Cosat . As categorias 12 anos e Tennis Kids distribuíram pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis.
O Bahia Juniors Cup é um grande celeiro de talentos do Tênis brasileiro. Foi o palco da primeira conquista juvenil de João Fonseca, em 2021, aos 15 anos de idade. O atleta faturou o US Open juvenil no ano passado e hoje desponta como um dos maiores talentos do tênis mundial já entre os 150 melhores do mundo no profissional com apenas 18 anos.
Em 2017, Thiago Wild foi campeão do torneio também no Bahiano de Tênis, em final contra Sebastian Baez. Wild foi campeão do US Open juvenil em 2018 e hoje é o número 1 do Brasil no profissional, 75º do mundo e mais jovem brasileiro a vencer um torneio ATP, em Santiago, no Chile, em 2020.
A competição ainda teve Gustavo Kuerten campeão na categoria 16 anos em 1993 em final épica contra o baiano Duda Catharino, hoje o diretor do evento. Outros nomes revelados foram Fernando Meligeni, Marcelo Melo, Teliana Pereira, entre outros. Além disso, na modalidade feminina de duplas, as baianas Maria Julia de Alencar e Gabriela Bettoni conquistaram o vice-campeonato na disputa de 14 anos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes