REPRESENTATIVIDADE
Bia Figueiredo se torna a primeira mulher campeã da Copa Truck
Paulista conquistou a Super Truck Elite de 2024 por antecipação, na penúltima etapa do campeonato
Por Redação
Aos 39 anos, a paulista Bia Figueiredo fez história, se tornando a primeira mulher a faturar o título de campeã na Copa Truck, competição nacional de caminhões. Em sua segunda temporada na categoria, com cinco pole positions e sete vitórias em oito etapas, ela sagrou-se campeã da classe Super Truck Elite com a ASG Motorsport, equipe oficial da Mercedes-Benz, por antecipação, na penúltima etapa do campeonato, no último domingo, 17, no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG).
“Meu sentimento é de total gratidão a todos os que participaram da minha jornada até chegar a esse título no meu 30º ano de carreira. Quero celebrar muito com a mulherada da equipe, a engenheira Rachel Loh, a mecânica Paula Mascari, a preparadora física Bia Martins e a engenheira Paula Eduarda Oliveira, que estagiou no FIA Girls on Track Brasil e desta vez trabalhou conosco. O título é para todas. Ter uma mulher vencendo, sendo campeã em uma categoria de caminhões, é muito relevante. Para mim, pessoalmente, é um dos momentos mais marcantes da minha vida”, diz Bia.
Leia mais:
>>Baianos conquistam seis títulos na 39ª edição do Bahia Juniors Cup
>>Dupla de jogadores da Seleção comemora aniversário em Salvador
>>Baiana garante medalha de ouro no Pan-Americano de Ginástica Aeróbica
A piloto fez questão de exaltar a importância de Débora Rodrigues, primeira mulher a correr de caminhão: “Eu quero agradecer à Débora por ter iniciado essa história. Ela é uma pioneira, guerreira. Fez tudo do zero para que agora a gente possa comemorar o primeiro título de uma mulher na Copa Truck. Se ela tivesse a mesma escola de automobilismo que eu tive já teria vencido muito nos caminhões”.
A trajetória de Bia iniciou há 30 anos, através do kart, que pesa 80 kg e tem motor de 26hp. Foi a primeira e única mulher do Brasil a correr na Fórmula Indy, uma das categorias top do automobilismo mundial. Um Fórmula Indy pesa cerca de 650 kg e tem motor de 750cv.
Em 2023, a convite da ASG Motorsport, equipe oficial da Mercedes-Benz, ela começou a pilotar o seu MB #111 de 4,5 toneladas e 1000 cv de potência, que exige um tipo de pilotagem completamente diferente de carros. Para surpresa de todos, não só terminou o ano com três poles, uma vitória e o terceiro lugar na classe Super Truck Elite, como também dominou completamente a sua segunda temporada.
“Não posso deixar de agradecer pelo meu sucesso à Mercedes-Benz e ao Roberval Andrade, proprietário da ASG Motorsport, ao Rodrigo Machado, chefe da equipe, ao meu empresário Walter Savaglia, aos meus patrocinadores, Addiante, Motorista PX, LNG, Sem Parar, Alma Viva, Saque Pague, Gisa Weels, Prometeon, Rodobens e Monroe, e aos Postos Petrobras, Sparco e Bell Capacetes. São grandes parceiros, essenciais para o meu sucesso, tanto quanto cada integrante da equipe”, afirma a campeã da Truck.
Na Copa Truck, ela atua no Movimento A Voz Delas, projeto da Mercedes-Benz para empoderamento feminino em todas as áreas do setor de transporte. “É um projeto fantástico, de que eu adoro participar. Tem tudo a ver com meu trabalho na Comissão Feminina da CBA. E esta foi uma das razões para eu aceitar o convite para correr de caminhão, coisa que jamais havia imaginado que um dia faria”, conclui Bia Figueiredo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes