FISCALIZAÇÃO DE CLUBES
CBF cria órgão independente para fiscalizar Fair Play Financeiro
Novo sistema vai aplicar regras, punições e garantir sustentabilidade financeira dos clubes

Por Redação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue avançando na implementação do Fair Play Financeiro no futebol brasileiro, com o objetivo de levar mais sustentabilidade à economia dos clubes. O projeto será supervisionado por um órgão independente, mas conectado à confederação, cuja estrutura será inspirada na CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas), responsável por mediar conflitos no futebol.
Nesta terça-feira, 25, a confederação reuniu em sua sede, no Rio de Janeiro, clubes, federações, profissionais do setor financeiro e consultores para a última reunião sobre a implementação do sistema. “A fiscalização e a aplicação das regras e punições serão feitas por um órgão com atuação independente, mas conectado à CBF”, explicou a entidade.
O novo Fair Play Financeiro será implementado de forma gradual, permitindo que os clubes se adaptem às exigências. Caso as regras não sejam cumpridas, estão previstas sanções como multas, proibição de contratar jogadores, perda de pontos e até rebaixamento. As punições também ocorrerão de forma escalonada, dando tempo para regularização.
Leia Também:
Segundo a CBF, a expectativa é que a aplicação das regras seja mais efetiva do que no passado, já que o sistema fará parte de um "regulamento interno" da entidade. “O Fair Play é mais amplo, estende o olhar ao endividamento público, a impasse entre clubes, controle de gastos, entre outros aspectos”, destacam os responsáveis pelo projeto.
Há 10 anos, a CBF já havia criado um regulamento precursor do Fair Play Financeiro, que previa a retirada de pontos de clubes que atrasassem pagamentos aos jogadores, com julgamento pelo STJD após denúncias. Na prática, as sanções foram raras, embora as irregularidades persistissem.
O órgão responsável pelo novo sistema deve ser formado até o início de 2026, reunindo profissionais do mercado ligados ao tema. A CBF ainda recebe sugestões dos clubes até a próxima sexta-feira, e o modelo definitivo será apresentado durante o Summit CBF Academy, em 26 de novembro.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



