DEFINIÇÃO
CBF fecha acordo e Série D terá nova plataforma de transmissões
Apenas 40% da rodada será contemplada com jogos ao vivo
Por Marcello Góis

Demorou, mas saiu. Após 10 rodadas e mais de 70% da primeira fase concluída, a Série D do Campeonato Brasileiro enfim terá uma transmissão oficial.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fechou um acordo com o Grupo Metrópoles, que assumirá as transmissões da 4ª divisão nacional a partir da 11ª rodada, com exibição exclusiva no YouTube.
O contrato encerra um longo período de improvisos. A competição começou literalmente no escuro: 96 jogos das três primeiras rodadas sequer foram exibidos, nem por clubes, nem por federações.
A alternativa encontrada foi permitir, provisoriamente, que as partidas fossem mostradas nos canais oficiais das equipes, mas sem monetização ou inserção de anúncios, o que limitava o potencial financeiro e de alcance da competição.
Esse vazio aconteceu ainda na gestão de Ednaldo Rodrigues, afastado do cargo pela Justiça. O impasse persistiu mesmo após a eleição de Samir Xaud, único candidato ao pleito. Foram mais cinco rodadas com transmissões caseiras e descentralizadas, até o anúncio do novo parceiro.
Transmissão para apenas 40% da rodada
Apesar do acordo, o pacote inicial contempla apenas 13 dos 32 jogos da rodada, ou seja, 40% da grade. O canal do Grupo Metrópoles no YouTube, com 3,38 milhões de inscritos, será o responsável pelas exibições, mas o modelo ainda deixa boa parte da competição fora do alcance do torcedor.
Nas últimas semanas, o canal vinha transmitindo partidas do Campeonato Brasiliense Sub-20. Agora, estreia em escala nacional com um recorte da Série D, incluindo América-RN x Santa Cruz, no domingo, 6, na Arena das Dunas.
Curiosamente, o canal oficial do Santa Cruz, a TV Coral, chegou a transmitir quatro jogos da equipe nesta Série D antes do acordo. A média de público foi expressiva, já que um dos duelos contra o América-RN teve mais de 91 mil dispositivos simultâneos conectados.
O início das transmissões acontece neste sábado, 5, com 10 partidas ao vivo. No domingo, 6, mais três jogos completam a rodada.
Jogos com transmissão oficial (11ª rodada):
Sábado (5/7):
16h: Aparecidense x Porto Velho
16h: Ceilândia x Luverdense
16h: Inter de Limeira x Cascavel
16h: Sampaio Corrêa x Imperatriz
16h: Águia de Marabá x Manauara
17h: ASA x Sergipe
17h: Goiatuba x Uberlândia
17h: Rio Branco x Portuguesa
17h30: Ferroviário x Sousa
18h: Mixto x Capital
Domingo (6/7):
16h: Joinville x Marcílio Dias
16h30: América-RN x Santa Cruz
17h30: Manaus x Tuna Luso
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes