Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ELEIÇÃO

Em meio a polêmicas, CBF elege Samir Xaud como novo presidente

Xaud torna-se novo mandatário da Confederação Brasileira de Futebol em substituição a Ednaldo Rodrigues

Redação

Por Redação

25/05/2025 - 9:22 h | Atualizada em 25/05/2025 - 12:36
Samir Xaud foi eleito presidente da CBF neste domingo
Samir Xaud foi eleito presidente da CBF neste domingo -

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elegeu na manhã deste domingo, 25, o novo presidente da entidade. Com chapa única inscrita, Samir Xaud foi eleito o próximo mandatário da confederação, para o quadriênio de 2025 a 2029, substituindo o baiano Ednaldo Rodrigues, que foi destituído do cargo em decisão da Justiça.

A eleição aconteceu a partir das 10h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Samir Xaud recebeu 103 dos 108 votos possíveis dos presentes, já que 5 votos não foram dados. O voto é secreto.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ao todo, o colégio eleitoral é composto pelas 27 federações de futebol nacionais, além das 40 equipes da primeira e segunda divisões do Brasileirão. Pela primeira vez na história, o pleito deste domingo contará com urna eletrônica na sede da entidade.

Além de Xaud, oito vice-presidentes também foram eleitos: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.

“Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte”, disse Xaud, em seu primeiro discurso como mandatário.

Leia Também:

Além do voto presencial, as eleições também possuíam a opção de voto à distância. Desta forma, os clubes que estivessem impossibilitados de comparecer à sede da CBF para a votação, devido à rodada de domingo do Brasileirão, poderiam votar on-line.

Candidato único e críticas

O roraimense de 41 anos é o único candidato ao cargo de presidente da CBF. O lema da chapa de Xaud é “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” e a sua chapa contou com o apoio de 25 federações, além de 10 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Entre as federações nacionais, apenas São Paulo e Mato Grosso não apoiaram a chapa de Samir Xaud. Já entre os clubes, Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda declararam apoio ao médico infectologista.

Um bloco de 30 clubes anunciou apoio a eleição de Reinaldo Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol. No entanto, a chapa sequer foi inscrita por não contar com apoio de pelo menos oito federações, conforme prevê o regulamento da CBF.

Por causa disso, 20 clubes assinaram uma nota em conjunto informando sua ausência na votação deste domingo. Os seguintes clubes assinaram a nota: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.

Além da escolha do novo presidente, também serão eleitos oito vice-presidentes, três membros efetivos e três membros suplentes do Conselho Fiscal.

Polêmicas de Xaud

Samir Xaud entra na presidência da CBF com um histórico de polêmicas envolvendo suspeitas de corrupção, processos judiciais e relações controversas no setor público e privado suas e de seus familiares.

O médico especialista em infectologia e medicina esportiva é filho de Zeca Xaud, que comanda há quatro décadas a Federação Roraimense de Futebol e irmão de Samara e Sandrea, que têm ligações com escândalos políticos.

Samara é casada com Jean Frank Lobato, ex-deputado estadual acusado pela Polícia Federal de ser operador do esquema do senador, atualmente no PSB. Sandrea é casada com Roger Pimentel, empresário acusado de superfaturar a venda de testes rápidos de Covid-19 para a Secretaria de Saúde de Roraima durante a pandemia, em prejuízo estimado de R$ 1 milhão.

Xaud também é sócio da Life Fitness com Simone Bekel, que foi presa em 2018 durante a Operação Escuridão, da PF, que apurava fraudes em contratos de alimentação em presídios e hospitais de Roraima. A empresa consta como "inapta" na Receita Federal por omissão de declarações fiscais.

Veja nota de repúdio dos clubes

"SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.

Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor."

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cbf esporte Futebol Samir Xaud

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Samir Xaud foi eleito presidente da CBF neste domingo
Play

Wanderlei processará agressor por tentativa de homicídio, diz advogado

Samir Xaud foi eleito presidente da CBF neste domingo
Play

Vídeo: luta entre Popó e Wanderlei termina em pancadaria generalizada

Samir Xaud foi eleito presidente da CBF neste domingo
Play

VÍDEO: Jair Ventura comanda primeiro treinamento no Vitória

Samir Xaud foi eleito presidente da CBF neste domingo
Play

Destaque! Veja lances de Kauê Furquim em Bahia x Ceará pelo Nordestão

x