ARBITRAGEM
CBF planeja ter árbitros profissionais no Brasileirão de 2026
Decisão inclui contratos fixos, treinamento intensivo e sistema de avaliação

Por Redação

A CBF já está estruturando um plano para profissionalizar os árbitros do Campeonato Brasileiro da Série A a partir de janeiro de 2026. A ideia é que o próximo nacional, que começa a ser disputado no final do mês, já conte com juízes sob contratos fixos.
Segundo fontes da confederação, cerca de 20 árbitros devem se tornar profissionais, além dos trios de arbitragem, número que se baseia no modelo europeu, embora ainda haja discussão sobre o total definitivo. A seleção dos profissionais será feita com base no ranking da CBF.
Todos os detalhes estão sendo debatidos no Grupo de Trabalho (GT) de arbitragem, iniciado na semana passada. Além da profissionalização, outra medida já definida para 2026 é a implantação do sistema semiautomático de VAR, semelhante ao utilizado na Premier League.
Leia Também:
Inicialmente, a CBF planejava implementar a profissionalização apenas em 2027, mas o processo foi antecipado. Ainda está em estudo o modelo de contrato, que deve incluir acordos temporários de trabalho, provavelmente com duração de um ano.
Os árbitros profissionais terão um ganho fixo, somado a um valor adicional dependendo da quantidade de jogos que atuarem. Com o novo status, será exigido mais treinamento físico e participação em cursos intensivos da CBF.
Para acompanhar a profissionalização, haverá também um sistema de avaliação estruturado. Juízes que apresentarem desempenho insatisfatório ao final da temporada não terão seus contratos renovados, enquanto árbitros bem avaliados em outras séries poderão ser promovidos para a Série A.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



