Brasil tem missão de se consolidar como grupo e amadurecer jovens | A TARDE
Atarde > Copa Do Mundo > 2022

Brasil tem missão de se consolidar como grupo e amadurecer jovens

Seleção encerra participação na fase de grupos contra Camarões nesta sexta-feira, 2, às 16h

Publicado sexta-feira, 02 de dezembro de 2022 às 06:00 h | Autor: Filipe Ribeiro
Tite terá ataque alternativo com média de idade de apenas 22,9 anos
Tite terá ataque alternativo com média de idade de apenas 22,9 anos -

Se engana quem acha que a Seleção Brasileira entrará em campo contra Camarões, nesta sexta-feira, 2, às 16h, no estádio Lusail, apenas para cumprir tabela, já que garantiu o passaporte para as oitavas de final ainda na segunda rodada, contra a Suíça. Com algumas missões, o técnico Tite terá na partida a chance de consolidar o Brasil como um grupo e ainda amadurecer os jovens talentos da nossa Seleção.

As informações vindas do Catar mostram que o treinador promoverá as entradas de jogadores que, possivelmente, não teriam os minutos que serão cedidos contra os "Leões Indomáveis". Na frente, um quarteto totalmente modificado: Rodrygo; Antony, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli, com o ponta direita do Real Madrid fazendo uma função parecida com a que Neymar faz na Seleção, como meia-armador.

Esse quarteto, inclusive, será o mais novo em Copas do Mundo desde a época do Rei Pelé. São mais de 60 anos para chegarmos a ver um ataque com um média de idade de apenas 22,9 anos. Esses jogadores ficam atrás somente de Garrincha, Mazzola, Zagallo e Pelé, os quatro craques que entraram em campo em 1958, contra País de Gales, nas quartas de final. Essa galera tinha uma média de idade de 22,2 anos. 

Postulantes a roubar uma vaguinha do quadrado de ataque, Everton Ribeiro e Pedro, ambos atletas do Flamengo, corriam por fora, e contavam até com o apoio de boa parte da torcida brasileira, porém o senhor Adenor pensa um pouquinho diferente, mas ainda poderá promover a entrada dos jogadores ao decorrer da partida.

Lá atrás, acontece a estreia do veterano Daniel Alves, criticado por sua convocação e que, ao pisar no campo de Lusail, no soar do apito, será o jogador mais velho do Brasil a atuar em Copas do Mundo, com 39 anos e seis meses, ultrapassando o zagueiro Thiago Silva, que atuou neste Mundial aos 38.

O lateral-direito baiano tratou de escantear esses fatores, e se disse focado em seguir o plano. "Minha missão na Seleção é entregar o meu melhor em prol da Seleção. Temos 26 jogadores com a mesma capacidade de executar, mas cada momento temos um plano, e a cada momento tenho que seguir o plano. Acho que nos dois jogos que não estive o time necessitava, na minha posição, de melhor defesa. Eu sou um bom ataque (risos). Esse é o plano", disse Daniel Alves.

Se pode domar 'Leões'

Criar alternativas para a sequência do mata-mata se torna essencial para um dos favoritos da competição, já que viu, nesta mesma edição, outras campeãs mundiais se enrolarem para seguirem vivas no Mundial do Catar. As seleções ditas fracas, ou melhor, não-favoritas, chegam com intensidade e jogam as partidas como se fossem as últimas, o que, de fato, pode ser.

Estar atento aos aspectos físicos, de força e velocidade, e a vontade de surpreender a já classificada Seleção Brasileira, é ponto importante ao encerrar a fase de grupos contra Camarões. Um jogo combativo, que exigirá um desgaste maior, ajudará Tite a criar consistência em todos os setores do campo, com os jogadores reservas criando casca na competição.

Ederson, Bremer, Fabinho, Gabriel Martinelli, entre outros, vão entrar no ritmo do que o Mundial exige, e podem estar prontos para uma possível entrada ou até titularidade ao decorrer das fases. 

Para buscar uma classificação os "Leões Indomáveis" terão que bater o Brasil por um placar mínimo de 2 a 0, e torcer por, pelo menos, um empate entre Sérvia e Suíça, partida que acontece simultaneamente, às 16h, no Estádio 974. Missão difícil, já que a Seleção Brasileira sequer foi vazada na fase de grupos.

Quem joga

A última definição foi no meio de campo, e a disputa aconteceu entre Fred e Bruno Guimarães. Quem levou a melhor foi o volante do Manchester United, que foi titular contra a Suíça e volta aos 11 inicias nesta sexta. Detalhe para Fred, que entra em campo pendurado com cartão amarelo e ficará de fora das oitavas de final caso seja advertido contra Camarões.

Bruno Guimarães seria a aposta para ser um construtor da equipe, e poderia conflitar com a atuação de Rodrygo, que apesar de esclarecer que também faz essa função, não é sua posição natural. O meia do Newcastle, da Inglaterra, poderá ter uma oportunidade já no segundo tempo.

A Seleção deve entrar em campo com: Ederson, Daniel Alves, Eder Militão, Bremer, Alex Telles; Fabinho, Fred, Rodrygo; Antony, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Brasil x Camarões acontece nesta sexta-feira, 2, às 16h, no Estádio Lusail, pela 3ª rodada do Grupo G.

FICHA TÉCNICA:

Brasil x Camarões - 3ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo

Local: Estádio Lusail, em Doha (QAT), às 16h

Árbitro: Ismail Elfath (EUA)

Assistentes: Kyle Atkins (EUA) e Corey Parker (EUA)

Quarto árbitro: Ma Ning (CHN)

VAR: Alejandro Hernández (ESP)

Auxiliar do VAR: Juan Martínez (ESP)

Impedimento do VAR: Pau Cebrián (ESP)

Assistente VAR: Ricardo de Burgos (ESP)

Prováveis escalações:

Camarões - Epassy; Collins Fai, Castelletto, N'Koulou e Nouhou Tolo; Anguissa, Hongla e Kunde; Mbeumo, Aboubakar (Toko Ekambi) e Choupo-Moting. Técnico: Rigobert Song.

Brasil - Ederson; Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho, Fred e Rodrygo; Antony, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Técnico: Tite

Publicações relacionadas