Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPIONAGEM?

Drone sobrevoa treino da seleção brasileira; PM identifica envolvidos

Três pessoas foram levadas a delegacia para prestarem depoimento

Por Da Redação

03/09/2024 - 19:37 h | Atualizada em 03/09/2024 - 19:58
Seleção brasileira durante atividade no CT do Caju em Curitiba
Seleção brasileira durante atividade no CT do Caju em Curitiba -

Um drone sobrevoou o CT do Caju, em Curitiba, na tarde desta terça-feira, 3, durante a preparação da seleção brasileira para encarar o Equador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A Polícia Militar do Paraná identificou três homens envolvidos na operação e armazenamento das imagens. Um deles é equatoriano estava vestido com a camisa do Brasil.

Leia mais:

>> Estêvão celebra convocação: "Estou feliz vestindo a camisa da Seleção"

Participaram da ação um brasileiro, que operava o drone, um venezuelano e um equatoriano, que disse inicialmente ser colombiano e que foi posteriormente identificado. Os materiais de gravação e armazenamento foram levados para a delegacia.

"Havia três pessoas inicialmente identificadas: um venezuelano, um equatoriano e um brasileiro. O brasileiro estava inicialmente pilotando o drone. Ele passou bem baixo, perto dos jogadores, entre outras pessoas. No momento em que ele viu que seria abordado, ele fez uma manobra e jogou o drone nas árvores para que não fosse abordado. As equipes conseguiram localizá-lo e identificá-lo, e também na sequência o equatoriano também foi identificado. Momentos depois, foi feita a identificação de todos os envolvidos. Eles serão encaminhados à Polícia, será feito um termo circunstanciado, vamos recolher todos os materiais, como o computador usado para armazenamento das imagens, o drone e os celulares dos envolvidos", explicou o tenente Everton Taborda, comandante do policiamento do 13º batalhão.

A PM investiga se o objetivo era de espionagem ou apenas de gravação ilegal para comercialização das imagens captadas.

"Inicialmente (a acusação aos suspeitos) é de expôr a saúde ou o perigo de outros, mas vamos averiguar se eles não estavam utilizando esse drone para fazer a captação irregular de imagens para fazer algum tipo de venda ou algo do gênero", prosseguiu o tenente.

"A gente trabalha com essa hipótese [de espionagem], visto que na primeira abordagem ele [suspeito detido] foi bastante relutante e não passou nenhum tipo de informação. Inclusive, passou até dados falsos sobre a sua identificação. Mas não temos a total fundamentação para fazer esse encaminhamento", complementou.

Ainda segundo Taborda, as imagens do drone não foram acessadas pela PM e nem o que foi armazenado no computador recolhido. Os peritos irão desbloquear os aparelhos para seguir com as investigações. Os três envolvidos esperam pela audiência.

"A gente não conseguiu acessar o computador, porque está bloqueado, e também não conseguimos acessar as imagens do drone. Mas eles estão sendo conduzidos à Polícia. A gente vai fazer a identificação, o boletim de ocorrência e o termo circunstanciado. Aí vai ser marcada uma audiência junto com o juiz para averiguar quais serão as medidas tomadas", comentou.

"Esse material vai ser encaminhado para a perícia técnica, que vai desbloquear os aparelhos e levantar qualquer tipo de informação que eles tenham gravado. Ficará tudo apreendido até a determinação judicial", concluiu.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirma que foi informada pela polícia sobre o caso e espera o fim das investigações.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

CT do Caju Curitiba Drone eliminatórias paraná polícia militar seleção brasileira

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Seleção brasileira durante atividade no CT do Caju em Curitiba
Play

VÍDEO: Rossi desabafa após tentativa de assalto no Rio de janeiro

Seleção brasileira durante atividade no CT do Caju em Curitiba
Play

Veja análise do VAR que revogou expulsão de John contra o Bahia

Seleção brasileira durante atividade no CT do Caju em Curitiba
Play

Renato Paiva aplaude torcida do Bahia na Fonte Nova; assista

Seleção brasileira durante atividade no CT do Caju em Curitiba
Play

Lateral confirma "fuga" do Vitória no "Ba-Vi da Paz": "Falei com o juiz"

x