FUTEBOL DE AMPUTADOS
Dupla Ba-Vi participa do primeiro Brasileirão de amputados em Salvador
O torneio chega à Bahia entre 6 e 9 de novembro, com mais de 200 jogadores

Por Marina Branco

Tem evento pioneiro chegando a Salvador - pela primeira vez em sua história, a cidade será o palco da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados, principal competição da modalidade no país.
Entre os dias 6 e 9 de novembro, o Estádio de Pituaçu se tornará o centro das atenções do futebol adaptado, reunindo mais de 200 atletas de 12 estados brasileiros. Os jogadores, com idades entre 18 e 50 anos, representam as melhores equipes do país e prometem dias de grandes disputas na capital baiana.
Leia Também:
Criado em 1990, no Espírito Santo, o Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados vem crescendo a cada edição, atraindo novos atletas e maior visibilidade para o esporte. Neste ano, a competição reunirá 220 jogadores com amputações de membros superiores e/ou inferiores, que participarão das etapas classificatórias, eliminatórias e finais.
O torneio inteiro será disputado no Estádio Professor Roberto Santos, o tradicional Pituaçu, e é promovido pela Confederação Brasileira de Futebol de Amputados com o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, em parceria com a Associação Baiana de Desporto Adaptado e da Federação Bahiana de Futebol.

O presidente da ABDA, Luciano Reis, celebrou a escolha de Salvador como sede da edição 2025, destacando a importância da dupla Ba-Vi no torneio.
"Os atletas baianos estão extremamente felizes por sediar a Série A do Brasileirão de Amputados. É a elite do esporte vindo à nossa capital disputar o título nacional. Bahia e Vitória, representantes do nosso estado, estão empolgados e prontos para fazer bonito em campo", destacou o dirigente, que também atua como jogador do Bahia.

De acordo com o estudo "Futebol de Amputados: Contextualização da Modalidade no Brasil", desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o esporte surgiu em 1980, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil seis anos depois, em 1986, com a realização da primeira competição nacional em Linhares, no Espírito Santo. Desde então, a modalidade vem conquistando cada vez mais adeptos e reconhecimento no cenário esportivo brasileiro.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes