Fora de casa, Bahia é derrotado diante do lanterna Tombense

Tricolor perdeu a oportunidade de reassumir a liderança da Segundona e ainda caiu uma posição na tabela

Publicado sexta-feira, 27 de maio de 2022 às 21:00 h | Atualizado em 27/05/2022, 22:54 | Autor: Luiz Teles
OUVIR
Único gol da partida foi anotado pelo Renatinho, aos 12 minutos da etapa final
Único gol da partida foi anotado pelo Renatinho, aos 12 minutos da etapa final -

Em um jogo no qual não conseguiu dominar seu adversário e impor seu favoritismo e melhor qualidade técnica, o Bahia foi derrotado por 1 a 0 pela Tombense, na noite desta sexta-feira, 27, em Muriaé (MG), em seu terceiro revés no Brasileirão da Série B. 

>>Leia mais notícias sobre o Bahia

Tombense bate Bahia, vence a 1ª na história da Série B e dorme fora da zona de rebaixamentoRenatinho marca no segundo tempo, define vitória por 1 a 0 em Muri... ge
 

Com o resultado o time se mantém no G-4, com 16 pontos, na 3ª posição, mas pode ver a diferença para o 5º colocado cair de três para apenas um ponto. O Esquadrão, que retorna neste sábado para Salvador,  volta a atuar na Série B no próximo sábado, contra o Criciúma, na Arena Fonte Nova.

O jogo 

A torcida do Bahia começou a partida curiosa para ver o que seria mais forte em campo: a ausência do suspenso Rezende na frente da zaga ou o retorno de Daniel (após cumprir suspensão) na armação de jogadas. Com um terrível gramado e jornada pouquíssima inspirada por parte dos atacantes do Tricolor, o meia pouco rendeu e o que faltou mesmo para o Esquadrão foi uma melhor capacidade de tirar a bola do adversário e estabilização do setor defensivo.

Nos primeiros minutos a partida foi bem aberta, com os dois times conseguindo chegar ao ataque e finalizar com perigo. Antes dos 5, Davó e Rildo já haviam arriscados bons chutes, assim como Danilo Fernandes fez também boa defesa em um arremate de fora da área.

O duelo era equilibrado e nenhum dos dois times tinha controle do meio-campo. Contudo, a equipe da casa, quando chegava, realizava sempre lances mais agudos, principalmente se aproveitando da frágil marcação do lado direito do Bahia, com Marco Antônio, Patrick e Borel dando muitos espaços.

Sem acertar as saídas de bola e sucumbindo facilmente à marcação adversária, o Tricolor não conseguia chegar ao ataque viu o Tombense dominar nos minutos finais. Ainda assim, foi o Esquadrão quem quase abriu o placar, aos 45, em bom chute de Patrick de fora da área, defendido pelo goleiro Felipe.

Sem mudanças

As duas equipes voltaram sem mudanças para a etapa final e, apesar das orientações nos vestiários, nenhuma alteração aconteceu no panorama da partida. O que surgiu de diferente, foi a surpreendente mudança de alvo no ataque do Tombense, que passou a trabalhar mais pelo lado direito, explorando agora as costas de Luiz Henrique, Rildo e Emerson Santos.

E foi por ali que o time mineiro acabou abrindo o placar, aos 11 minutos. Numa ótima tabelinha com David, Renatinho invadiu a área e aproveitou a falta de cobertura da defesa tricolor para chutar forte, no contrapé de Danilo Fernandes.  O lance aconteceu justamente no momento que Guto Ferreira havia feito as primeiras mudanças no Bahia, com as entradas de Lucas Mugni e Jacaré nas vagas de Emerson Santos e Marco Antônio (que havia tomado o terceiro cartão amarelo na Série B e está suspenso para o duelo com o Criciúma).

As alterações até melhoraram o poder ofensivo e criatividade do Esquadrão, mas o time não conseguia acertar sequer um chute na meta adversária. Somente mesmo nos minutos finais, depois que o jovem Everton (entrou muito bem) e Gregory já estavam em campo, Jacaré caprichou na pontaria e só não marcou um golaço de cobertura porque o goleiro Felipe, com as pontas dos dedos, espalmou para escanteio o arremate de fora da área, aos 38.

Aos 45, Everton, em jogada individual, também esteve perto de empatar o jogo, mas demorou para chutar e foi bloqueado, na última boa chance do Tricolor, que amargou sua 3ª derrota no torneio.

FICHA TÉCNICA:

Tombense 1 x 0 Bahia - 9ª rodada do Brasileirão da Série B

Local: estádio Soares de Azevedo, em Muriaé

Árbitro: Rafael Traci (SC)

Assistentes: Éder Alexandre e Gizeli Casaril (ambos de SC)

Cartões amarelos: Ednei e Italo Henrique (Tombense); Marco Antônio, Rildo e Djalma (Bahia)

Gols: Renatinho (Tombense)

Tombense - Felipe Garcia; David (Diego Ferreira), Ednei, Roger Carvalho e Manoel; Rodrigo, Zé Ricardo e Jean Lucas (Italo Henrique); Everton Galdino (Mingotti), Keké e Renatinho (Kleiton). Técnico: Bruno Pivetti.

Bahia - Danilo Fernandes; Douglas Borel, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique (Djalma); Emerson Santos (Mugni), Patrick (Gregory) e Daniel; Rildo, Marco Antônio (Jacaré) e Matheus Davó (Everton). Técnico: Guto Ferreira.

Publicações relacionadas