FORÇA MENTAL!
Time da virada? Bahia tem conseguido reverter placares adversos no ano
Nesta temporada, o Esquadrão conseguiu virar o placar de cinco partidas que saiu perdendo
Por Téo Mazzoni
Em 2024, o Esporte Clube Bahia já disputou 19 partidas, vencendo 14 delas, empatando duas vezes e perdendo apenas três, chegando a um aproveitamento de 77,2% na temporada, um dos melhores do Brasil. Além disso, o Esquadrão tem se destacado pelo grande número de gols marcados, ocupando o primeiro lugar entre todas as equipes da primeira divisão do Brasileirão, com 44 gols no total.
Entretanto, diferentemente de anos anteriores, outro quesito tem chamado atenção do torcedor. Isso porque a equipe comandada por Rogério Ceni tem demonstrado um impressionante poder de reação, tendo conseguido virar o placar de cinco partidas até o momento, contra Vitória, duas vezes, Juazeirense, Ceará e Caxias.
Mas é bem verdade que virar não quer dizer vencer o jogo, então, mesmo conseguindo reverter o placar destes jogos, o Tricolor de Aço ainda assim não saiu vencedor em duas oportunidades.
Leia mais:
Autor de um gol no Ba-Vi, Jean Lucas vive ano artilheiro pelo Bahia
"50 mil almas jogando conosco", declara Cuesta sobre a festa no Ba-Vi
No primeiro duelo contra o Vitória, no dia 18 de fevereiro, o Bahia virou sua primeira partida no ano. Após sair atrás no placar, o time do treinador Rogério Ceni mostrou perseverança e conseguiu reverter o resultado ainda no primeiro tempo, assim como no Ba-Vi da última quarta-feira, 20. No entanto, jogando fora de casa e com um a menos em campo, a equipe não conseguiu segurar o jogo e acabou levando a virada de volta, perdendo por 3 a 2.
Um pouco mais recente do que isso, outro confronto que o Esquadrão chegou a virar mas acabou não saindo vencedor foi pela Copa do Brasil, contra o Caxias. Neste caso, o time gaúcho abriu o placar com um gol contra, marcado por Caio Alexandre, porém, mais uma vez os comandados de Ceni conseguiram reverter o cenário ainda no primeiro tempo, só que não foi o suficiente para vencer a partida. Isso porque no final do jogo a equipe grená empatou e levou o jogo para os pênaltis, onde o Bahia levou a melhor e garantiu a classificação.
O técnico Rogério Ceni chegou a destacar a força mental dos jogadores nestas situações adversas em outro momento da temporada: “É preciso destacar a força mental deste time. Não é a primeira vez que a gente sai perdendo e tem força mental para virar, coisa que antigamente a gente não conseguia. É um time que tem consciência daquilo que faz”.
Nesta quarta-feira, 20, após o triunfo por 2 a 1 no Ba-Vi, o treinador mais uma vez frisou o trabalho feito para virar os jogos, mas demonstrou certa preocupação: “Por enquanto temos conseguido muitas viradas, mas tem jogos que vc paga muito caro por tomar o gol no começo do jogo”.
Confira a relação de todos os jogos que o Bahia virou no ano:
Vitória 3 x 2 Bahia, pelo Campeonato Baiano;
Juazeirense 1 x 2 Bahia, pelo Campeonato Baiano;
Ceará 1 x 2 Bahia, pela Copa do Nordeste;
Caxias 2 x 2 Bahia, pela Copa do Brasil;
Bahia 2 x 1 Vitória, pela Copa do Nordeste.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes