HISTÓRIA INUSITADA
Fã chinês viaja 5.600 km para apoiar Gabriel Bortoleto; entenda
Brady Yu saiu de Xangai para o Azerbaijão em jornada de 16h, tudo para acompanhar o piloto brasileiro

Por Redação

O brasileiro Gabriel Bortoleto contou com um torcedor especial no GP do Azerbaijão, disputado neste domingo, 21, no Circuito de Baku. O oficial chinês Brady Yu, de 29 anos, percorreu cerca de 5.600 km em uma jornada de quase 16 horas de trem e avião apenas para acompanhar o piloto, que terminou a corrida na 11ª posição.
A viagem começou em Xangai, cidade onde Yu vive. Ele relatou ao ge como foi o trajeto: “Eu vivo em Xangai, então peguei um trem para Pequim. Foram quatro horas e meia. Aí voei de Pequim para Baku, e foram oito horas. Então, ao total, foram 15h ou 16h para ver Gabriel. Foi uma viagem bem, bem longa”, detalhou.
Essa não foi a primeira vez que o torcedor encontrou Bortoleto. No GP da China, em março, Yu já havia conversado pessoalmente com o brasileiro, ainda em seu início na F1. No reencontro, em Baku, o fã presenteou o piloto com um Labubu, brinquedo famoso na China. “Ele amou. Dessa vez, ver Gabriel foi bem diferente porque em Xangai ele ainda era um calouro e não tinha pontos; agora ele já tem 18 pontos, então ele tem feito um trabalho muito bom nas últimas corridas. Estou muito feliz e orgulhoso dele”, contou.
Leia Também:
Admirador do automobilismo brasileiro desde os tempos de Felipe Massa, Yu explicou de onde vem sua conexão com o país: “Eu amo o Brasil, o futebol, o automobilismo. Quando Felipe Massa se aposentou da F1 (em 2017) eu ainda queria encontrar algum piloto talentoso do Brasil (para torcer). Gabriel ganhou a Fórmula 3, a Fórmula 2, e veio para a Fórmula 1, então eu comecei a adorar ele, e torcer para ele”.
Nas redes sociais, o chinês costuma compartilhar mensagens de apoio à Seleção Brasileira e, agora, os registros da viagem a Baku. As fotos e vídeos ao lado de Bortoleto ultrapassaram 7 mil curtidas. Apesar do entusiasmo, Yu já sabe que o próximo encontro com o ídolo terá de esperar. “Me deixa muito triste, eu não terei tempo para ir a outro país vê-lo. Em Baku eu já disse a ele que o veria ano que vem em Xangai. Algumas pessoas me falaram para ir ao Brasil, mas é muito longe ir da China para o Brasil. É bem difícil, e demanda muito tempo. Mas eu amo o Brasil e espero poder visitar algum dia”, revelou.
Thanks Gabi
— G.Bortoleto-China (@Halinyu) September 21, 2025
I told him he will get points today💪💚#GabrielBortoleto #bakugp pic.twitter.com/04MMAkl4yM
Na corrida deste domingo, Bortoleto se beneficiou da batida de Oscar Piastri na largada e ganhou posições, chegando a figurar no top-10 após os pit stops. Após cair para 16º na volta 27, ele se recuperou superando Esteban Ocon, Nico Hulkenberg e Lance Stroll, e herdou a 11ª colocação definitiva devido à punição de 10 segundos aplicada a Alexander Albon por toque em Franco Colapinto.
Atualmente, a Fórmula 1 não conta com pilotos chineses. Guanyu Zhou foi o único representante do país na categoria, correndo entre 2022 e 2024 pela Sauber. Seu contrato não foi renovado justamente para abrir espaço para a chegada de Bortoleto, que hoje ocupa o grid da principal categoria do automobilismo mundial.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes