SALVADOR
Minotouro, Hebert Conceição e Luiz Dórea comemoram Centro de Boxe
Atletas falaram sobre a importância de centros de treinamento na capital baiana e no estado
Por Marcos Valença e Brenda Ferreira
Durante o evento que entregou a requalificação do Centro Olímpico de Natação em Salvador, na manhã desta quinta-feira, 23, os atletas Rogério Minotouro, Luiz Dória, Hebert e Robson Conceição, falaram sobre a importância de ter um Centro de Treinamento de boxe como um incentivo ao esporte na capital baiana. Atualmente, Salvador conta com dois grandes CTs.
"O esporte gera inclusão social e trabalha a cabeça das crianças. Permite que viagem, conheçam outras pessoas, além de dar oportunidade de sonhar e acreditar no futuro. Também cria autoestima, confiança e auto controle. Tem uma turma muito boa aqui, Hebert [Conceição], Robson [Conceição], o [Luiz] Dória que tem um grande projeto social aqui em Salvador, então é um cara que dá oportunidade para essas crianças, então com certeza vai sair muita coisa boa daqui", afirmou ao Portal A Tarde, Minotouro, ex-lutador de artes marciais mistas (MMA e boxe).
Já Luiz Dória, considerado o "pai" do boxe baiano, por revelar diversos atletas no estado, acredita que a Bahia tem um "material muito bom", quando se trata de potenciais atletas. "Temos duas grandes estruturas de boxe hoje e agora a natação, a mesma coisa. Sempre falo que a educação e o esporte tem que caminhar juntos e eu fico muito feliz, porque me trabalho é 'made in Bahia' e eu sinto muito orgulho, pelo que nós fizemos pelo esporte e sabendo a força que ele tem, gerando tantos resultados. Agora é so agradecer a Deus e parabenizar quem está aqui".
Antigamente, sem estrutura adequada, a Bahia já revelou grandes nomes como Reginaldo Holyfield, Popó, Robson e Hebert Conceição. Segundo Dória, a tendência é aumentar. "Os talentos no boxe, canoagem, natação e agora com essa estrutura, vamos formar muitos campeões. Dentro e fora do octógono e da piscina".
Hebert Conceição, campeão olímpico em 2021, fez uma pausa na carreira após as Olimpíadas, mas afirmou que planeja disputar a próxima competição em Paris 2024. "Estou conversando com a Confederação para saber se vou poder disputar as olimpíadas novamente, mas, agora, estou com foco na carreira. Farei a Quinta Luta agora em Maio e esperar a Confederação para, quem sabe, representar o Brasil novamente nas próximas Olimpíadas".
As intervenções no centro, localizado na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), em Salvador, incluíram a construção de novo pódio, arquibancada, vestiário para atletas, sanitário público, além do serviço de pavimentação e paisagismo. O trabalho foi coordenado pela Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes